Foi com emoção o duelo Atlético x Athletico, nesta terça-feira (23), pela Libertadores. Pressionado pela necessidade da vitória, o Galo não fez feio: bateu o Furacão por 2 a 1, de virada, e encostou assim no adversário, ainda líder do Grupo G. A equipe mineira chegou aos seis pontos, contra sete dos paranaenses, a duas rodadas do fim da fase de grupos. Dessa forma, a luta pela classificação segue em aberto. Paulinho foi o herói do jogo, com os dois gols da virada do time da casa, no Mineirão.
Primeiro tempo
O Atlético-MG até foi mais perigoso no primeiro tempo, mas sem conseguir o gol. Nos contra-ataques, o Furacão tentava surpreender o Galo, que mostrou mais volume de jogo, embora o jogo não deixasse e ser truncado. A primeira boa chance foi aos 15 minutos, quando Hulk tocou para Paulinho, que bateu de primeira e Bento fez bela defesa. Os paranaenses começaram a fazer muitas faltas para tentar parar o jogo, o que foi irritando os mineiros. A equipe visitante perdeu Erick, que deu lugar a Alex Santana, e ainda levou um sufoco no finzinho, quando Pavón chutou e Bento voltou a defender.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o panorama parecia igual. Hulk lançou Hyoran, que bateu procurando o canto, mas Bento espalmou e a bola ainda bateu na trave. O gol acabou saindo, mas foi do Furacão: em contragolpe, Cuello lançou Canobbio, que ajeitou e Christian chegou chutando; Éverson defendeu, mas Alex Santana estava lá para o rebote, fazendo 1 a 0. Coube ao Galo, então, ir para cima com tudo em busca da virada. Aos 22, Igor Gomes lançou bola na área, procurando Hulk, a bola bateu em Pedro Henrique e sobrou para Paulinho, que bateu firme e empatou. O Athletico tentou gastar o tempo, mas o time da casa, empurrado pela torcida, voltou à carga para decidir. Igor Gomes bateu falta e Paulinho meteu a cabeça para fazer o gol da virada e a festa da torcida.
ATLÉTICO 2×1 ATHLETICO-PR – 4ª Rodada do Grupo G da Copa Libertadores
Data e horário: 23/05/2023, às 19h (de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Público: 39.683 pagantes
Renda: R$ 2.224.937,50
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano (Saravia, 18’/2ºT), Nathan Silva, Jemerson e Rubens (Patrick, 18’/2ºT); Battaglia, Pavón (Vargas, 37’/2ºT), Zaracho e Hyoran (Igor Gomes, 18’/2ºT); Paulinho (Edenilson, 44’/2ºT) e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.
ATHLETICO-PR: Bento; Madson, Pedro Henrique (Matheus Felipe, 40’/2ºT), Thiago Heleno e Fernando; Erick (Alex Santana, 43’/1ºT), Hugo Moura e Christian (Vitor Bueno, 22’/2ºT); Canobbio, Vitor Roque (Cuello, intervalo) e Pablo (Willian, 39’/2ºT). Técnico: Paulo Turra.
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Dionisio Ruiz (Colômbia) e Sebastián Vela (Colômbia)
VAR: Ángelo Hermosilla (Chile)
Cartões amarelos: Battaglia, Mariano, Pavón, Paulinho (CAM); Thiago Heleno, Pablo, Madson, Canobbio, Terans (no banco) (CAP)
Gols: Alex Santana, 5’/2ºT (0-1); Paulinho, 22’/2ºT (1-1); Paulinho, 42’/2ºT (2-1) (GE)