Consagrado no rádio cuiabano e com milhares de ouvintes em seus mais de 30 anos de carreira, Antônio de Moraes, popularmente conhecido como ‘Nhô Boró’, faleceu na tarde deste sábado (20), no hospital Santa Helena, onde estava internado há três dias para tratamento de uma enfermidade. Ele foi internado na terça-feira (16) e na tarde deste sábado não resistiu e morreu.

As causas de sua morte ainda não foram divulgadas, porém a contaminação pelo novo coronavírus foi descartada. Ele já estava com a saúde debilitada há anos.

O radialista Nhô Boró era uma lenda do rádio mato-grossense. Ele começou a carreira na Rádio Voz do Oeste, ainda jovem. Depois, atuou em várias emissoras e foi um dos únicos, na Baixada Cuiabana a ter programa de auditório via rádio. Mas foi com o programa Ranchinho do Boró, apresentado durante a madrugada, que radialista conquistou os fãs e se consagrou.

Longa história e sucesso no rádio

O programa “Ranchinho do Boró” durou 30 anos e esteve presente nas madrugadas dos mato-grossenses em diferentes emissoras: Voz do Oeste, Difusora, Atividade e A Gazeta. Uns dos quadros marcantes e famosos de seus programas era o de recados, ele transmitia recados de familiares e amigos que se comunicavam através dele, no programa.

Entre os anos de 1970 e 1990, quando os celulares não eram populares os recados via rádio dominavam os programas, que tinham a utilidade pública como prioridade.

O radialista fez história na comunicação. Um dos principais prêmios do rádio levou o seu nome como forma de homenagem. Em 2012, Nhô Boró passou a ter um troféu com seu nome para homenagear os profissionais do rádio. Assim, o Troféu Nhô Boró, homenageou os profissionais do rádio de Mato Grosso. Um dos filhos de Antônio, Marcos Antônio de Moraes, foi vereador em Várzea Grande e ficou conhecido como Marcos Boró.

Esta é a segunda grande perda do radialismo cuiabano em pouco tempo. Há menos de dois meses faleceu Paulo Sérgio Cardoso, aos 67 anos, no dia 27 de setembro. Paulo Sérgio enfrentava problemas de saúde desde que sofreu uma série de AVCs (acidente vascular cerebral).