A procura por excelentes profissionais é livre arbítrio dos pacientes, e de fato, um papel que deve ser exercido, todos que procuram a medicina curativa, ou mesmo a estética devem sentir segurança extrema no profissional.  Uma importante decisão revolucionou o conceito de um consultório odontológico. Ele deixou de ser sinônimo de apenas tratamento dentário.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) regulamentou na Resolução 176/2016, o uso da toxina botulínica, de preenchimentos faciais pelo cirurgião-dentista para fins terapêuticos, funcionais e Estéticos.

Essa liberação percorreu vários caminhos, ou embates, o Ministério Público Federal, por exemplo, em 2017, deu parecer contrário para a ação civil pública proposta pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Associação Médica Brasileira (AMB) que não se sustentou por falta de embasamento. Não por ironia, mas, por destino e competência técnica, os odontólogos são as grandes referências em tratamentos estéticos e harmonizações faciais no Brasil, são profissionais procurados por famosos, ou por quem tem a beleza como ferramenta de trabalho.

No meio, tal fato não causa estranheza, afinal é o caminho natural diante do preparo destes profissionais, muitos podem desconhecer, mas a atuação do Cirurgião- dentista nunca foi restrita a apenas à cavidade oral. A área de atuação do cirurgiãodentista vai do osso hioide até inserção dos cabelos.

Nossa categoria profissional tem maior conhecimento anatômico-funcional e teórico- estético da face. Imagine que passamos no mínimo quatro anos estudando as estruturas do sistema estomatognático e a anatomia da face. E ainda para não se colocar em dúvida nossa competência em procedimentos estéticos, basta recorrermos ao fato de que nossa presença é percebida em muitos hospitais, onde cirurgiões-dentistas integram equipes de saúde multidisciplinares são solicitados para reconstruções faciais.

Neste interim a Harmonização Orofacial não deve ser item de competição entre médicos, odontólogos e demais profissionais atuantes. Mas sim, uma área compartilhada brilhantemente por profissões distintas, que se admiram merecem respeito de todas as partes.

Dra. Nayara Cerutti, odontóloga com atuação  em harmonização facial.