DEUSDÉDIT DE ALMEIDA

O Papa Francisco, 1° pontífice Latino-americano, enriquecerá a lista dos grandes pontífices da Igreja Católica. Com seus ensinamentos espirituais e pastorais, ele enriquecerá a rica e preciosa tradição do magistério da Igreja. Produziu mais de 120 documentos oficiais durante seu pontificado, abrangendo temas doutrinais, espirituais e sociais.

“O último grande e relevante trabalho de Francisco, foi a realização do sínodo, realizado em duas etapas”

Estes incluem Exortações apostólicas, Constituições apostólicas, Cartas apostólicas, Mensagens, Motu próprio e Encicíclicas. Entre as exortações mais importantes destacamos: Evangelium Gaudium (2013), Amoris Laetitiae (2016), Gaudete et exultate (2018) e Querida Amazônia (2020). Principais encíclicas: Laudato Si 2015), Fratelli tutti (2022), Dilexit Nos (ele nos amou – 2024).

O último grande e relevante trabalho de Francisco, foi a realização do sínodo, realizado em duas etapas, sobre a natureza sinodal da Igreja. Igreja sinodal é aquela que caminha, pensa e toma decisão em junto com os fiéis. É a igreja da proximidade com o povo. O documento final deste Sínodo, recentemente publicado, com o título: “Por uma Igreja sinodal”, iluminará os próximos passos da Igreja Católica.

A partir do documento final do Sínodo, as conferências episcopais dos continentes, elaborarão as novas diretrizes, as quais iluminarão os futuros planos pastorais dos regionais, arquidioceses e Dioceses. A ideia de uma Igreja sinodal trazida por Francisco, será um farol iluminador para o futuro da Igreja no mundo. Francisco fez sua páscoa terna, um dia após a solenidade da páscoa.

Que feliz coincidência! Sua alma foi para o céu, mas seus ensinamentos permanecerão conosco. Na minha visão, quatro grandes características marcaram indelevelmente a vida do nosso saudoso e amado pastor universal: espírito de paternidade, Igreja em saída na missionariedade, benevolência com os mais vulneráveis do mundo, e respeito às diferenças. Sobre o exercício da maternidade da Igreja o Papa Francisco disse: a Igreja é mãe que gera, acolhe, alimenta, acarinha no colo, educa, repreende e abraça todos os seus filhos e filhas” (Evangelli Gaudium, 139).

O pontificado de Francisco foi exercido com admirável solicitude pastoral, generosidade e ingentes sacrifícios, por limitações da saúde física. As palavras do Divino mestre: “Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só. Mas se morrer, produzirá muito fruto” (Jo 12, 24), cabem ao nosso querido Papa Francisco estas palavras. Ele foi esse grão de trigo, revestido e imortalizado pela plenitude do sacerdócio de Cristo e pelo ministério “Petrino”, como timoneiro da barca de Cristo.

No entusiasmo santo do ardente apostolado, o Papa Francisco exerceu com simplicidade, com austeridade e pobreza evangélica sua missão apostólica, deixando um legado pastoral fenomenal e descomunal para nossa igreja e para o mundo.

A exemplo do Divino Mestre, o Papa Francisco passou pelo mundo fazendo o bem aos pequeninos e rejeitados do mundo! A mote de Papa Francisco foi a vitória do bem e do amor ao próximo! Obrigado Papa Francisco, pelo seu exemplo, pelo seu desprendimento das coisas materiais, por sua dedicação à humanidade, por sua luta incansável pela paz, justiça social e ecologia integral. Seu pontificado não será esquecido. Que o Papa Francisco, nos abençoe do céu e faça cair uma “chuva de rosas” sobre a cabeça de todos os críticos e caluniadores do seu magistério.

Descansem em paz, amado Papa Francisco e rogue por toda a humanidade diante de Deus.

Deusdédit de Almeida é padre na Catedral de Cuiabá.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabano News