Laura Leventi (PSB-MT), tecnóloga em Gastronomia, é a candidata a deputada estadual que tem como proposta ao eleitorado defender os “que mais precisam”, ou os “desassistidos”, cuja vida as políticas públicas não alcançam.
Mãe de dois filhos autistas. Negra e militante de causas sociais, ela sabe bem o que não é ter acesso a serviços públicos de saúde de qualidade e com constância. “Precisamos abrir mais vagas para essas pessoas no sistema de saúde. Tem poucas vagas. É uma urgência”, propõe.
Sua plataforma de trabalho, caso eleita, é melhorar o acesso e tratamento a pessoas com deficiência ou transtornos neurobiológicos, idosos, pessoas com doenças crônicas (diabetes, pressão alta, obesos, cardíacos etc). Assim como políticas sobre defesa dos direitos das mulheres negras, jovens, da causa animal, entre outros.
“Precisamos do direito da redução de carga horária ao servidor público que tem filhos com deficiência”, aponta Laura Leventi a urgência de diversas famílias.
*‘Invisíveis ao poder público’*
“Sou candidata a deputada estadual pelos desassistidos, os que mais precisam. Os excluídos socialmente. Os que são cancelados ou retirados do convívio social”, explica Laura Leventi. “Seja na família, na escola, no bairro ou na sociedade como um todo. Pessoas que são invisíveis ao poder público. Mas convivem conosco”, exemplifica.
A candidata diz que as leis têm que serem efetivadas na prática para a população. Têm que sair do papel.
Ela diz que é doloroso, até discriminatória a situação que todos os dias essas pessoas e famílias enfrentam. Laura Leventi conhece bem o quadro social. Porque quase todos os dias recebe demandas das famílias dos “desassistidos”.
“São pessoas de nossa família, bairro e cidades que não têm amparo do Estado ou políticas públicas e que não têm familiares para ajudá-los a viver com dignidade”, lamenta e se emociona.
*Algumas propostas*
Na educação, a candidata Laura Leventi quer incluir como proposta multiprofissionais nas unidades de ensino, que atendem crianças a partir dos 6 anos, como assistente social e psicóloga nas escolas, para diagnosticar questões de segurança alimentar e condição financeira das famílias e propor soluções.
Outra sugestão dela é uma ação para diminuir a evasão escolar. “Propomos um auxílio financeiro (bolsa estudantil) para alunos do Ensino Médio de baixa renda, a fim de evitar a evasão escolar, pois muitos deixam de estudar para trabalhar”, sugere.
Laura Leventi propõe ainda criar o primeiro hospital público veterinário de Mato Grosso com vagas acessíveis e disponíveis para proprietários de animais. Uma questão de saúde pública, pois animais não tratados transmitem doenças.