O laudo solicitado pelo Flamengo confirmou que houve gritos racistas contra Gabigol na partida contra o Fluminense, pelo Campeonato Carioca, após análise feita por um perito. Também houve a confirmação de que a gravação apresentada é autêntica, sem edição.
O laudo foi enviado para ao TJD, que havia aberto inquérito para apurar o caso. Gabigol foi convocado para dar seu depoimento na próxima sexta-feira – como ele estará em Cuiabá com o Flamengo, terá que ser feito de forma virtual.
Em laudo, perito comprova que Gabigol foi chamado de macaco no Fla-Flu — Foto: Reprodução
Alvo de injúria racial, Gabigol usou o alcance de suas redes sociais para protestar. Depois do Fla-Flu, ele passou a comemorar seus gols também com o punho direito cerrado e erguido, um símbolo da luta contra o racismo.
– No momento, eu ouvi quando estava descendo para o vestiário, mas estava tão focado no jogo que acaba passando muito rápido, e eu sabia que depois teria alguma imagem para que eu pudesse provar. A gente não conseguiu achar quem foi, mas é uma cena muito triste porque meus pais e meus amigos estavam lá. É algo que não é viável e que não tem tamanho para quem passa por isso. Fiz isso e faço porque posso representar muitas pessoas que sofrem, e a gente não vê. Ter um exemplo e uma voz ativa é muito importante. Espero que as devidas medidas sejam tomadas. Vi que o Flamengo está se posicionando, o Fluminense tem ajudado, muito legal também receber a mensagem do Vasco. Não é só futebol, é algo que todos devemos entender que não deve existir isso – disse à FlaTV. (GE)