A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza nesta terça-feira (26), às 19h, a quinta audiência pública para debater o programa BID Pantanal. O encontro será no Teatro Municipal de Rosário Oeste (105 km de Cuiabá). Estarão presentes o deputado estadual Wilson Santos (PSD), coordenador das audiências, o prefeito Alex Berto, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), outras autoridades e representantes da sociedade civil.
O programa tem quatro eixos: renda, saneamento, educação e infraestrutura e vai destinar R$ 1 bilhão para ações centrais em 12 municípios: Cuiabá, Cáceres, Livramento, Chapada dos Guimarães, Jangada, Barão de Melgaço, Várzea Grande, Acorizal, Santo Antônio, Rosário Oeste, Nobres e Poconé.
De acordo com Wilson Santos, o foco está em melhorar a renda e a produção agrícola local, incentivando o desenvolvimento de tecnologias, ampliando a produtividade e melhorando as condições de meio ambiente. A Empaer é parceira e entra com assistência técnica.
BID Pantanal
Mas o que é o BID Pantanal? É um programa de desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, através do gerenciamento e conservação dos recursos naturais e da promoção de atividades econômicas ambientais compatíveis com os ecossistemas da região, de forma a melhorar as condições de vida da população local. Um programa estruturante de planejamento estratégico. Está dividido em quatro eixos: renda, saneamento, educação e infraestrutura.
O programa também está focado na preservação de recursos hídricos e na produção sustentável com ações voltadas ao saneamento básico, para evitar a contaminação do lençol freático e das águas superficiais, e investimentos em infraestrutura para o escoamento da produção.
Equipes do MAPA visitaram os 12 municípios que serão contemplados e até 31 de dezembro vão elaborar uma carta proposta a ser apresentada ao BID. A expectativa é de que os recursos sejam liberados ao final do primeiro semestre de 2024.