O presidente da La Liga, Javier Tebas, e os representantes das empresas XP Investimentos e Alvarez & Marsal, se reuniram nesta terça-feira, em São Paulo, com os dirigentes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. No encontro, o dirigente espanhol apresentou uma proposta de organização e administração da liga que poderá ser criada no Brasil.

Javier Tebas detalhou como é o modelo de divisão das receitas com direitos de transmissão na Espanha e na Inglaterra, e apresentou uma sugestão para a futura liga brasileira. Além disso, o dirigente espanhol também sugeriu que as receitas com os direitos internacionais de transmissão também sejam divididas de forma igualitária.

Havia a expectativa da apresentação de um investidor para comprar 25% da liga nacional, mas isso não aconteceu. O financiamento da liga, por ora, ficaria por conta da XP Investimentos e Alvarez & Marsal. Já a La Liga, grupo responsável por gerir o Campeonato Espanhol, teria a responsabilidade de organizar a competição.

Na última semana, os clubes e a CBF entraram em acordo pela criação da liga. Para abrir mão de organizar as Séries A e B do Brasileirão, a entidade do futebol brasileiro sugeriu uma mudança no peso dos votos de cada categoria nas eleições da entidade.

A La Liga terá a concorrência de outras duas empresas na disputa: a Codajas Sports Kapital, associada ao BTG, e a LiveMode e 1190. Porém, as conversas entre os clubes e as duas empresas não foram adiante. Na última semana, a La Liga assinou um memorando para criar a liga brasileira, e está à frente nas negociações.