Com o objetivo de ampliar o programa de regularização fundiária da Prefeitura de Cuiabá, o candidato a prefeito, Domingos Kennedy (MDB) participou de uma reunião com moradores dos bairros Novo Milênio, Osmar Cabral e São João Del Rei para ouvir as demandas da população que espera há mais de 21 anos a tão sonhada escritura residencial. A roda de conversa foi organizada pela candidata a vereadora por Cuiabá, Professora Débora (MDB).
Ao longo de mais de duas horas de conversa, Kennedy pode entender a luta dos moradores que foram os desbravadores daqueles bairros ainda no começo de sua formação. O candidato conheceu a história de Jair Pereira, que mora no Novo Milênio desde a sua fundação, há mais de 20 anos.
Um dos pioneiros do bairro, Jair conseguiu construir sua casa com muita dificuldade, porém, mesmo com a ajuda de amigos, ele até hoje não tem a escritura definitiva do imóvel, o que, segundo ele, traz uma insegurança para toda família.
“Imagina, você tem a casa, mas ao mesmo tempo não tem a casa porque ela não está no papel. Conseguir essa escritura definitiva vai ser um marco pra gente. Tem morador aqui do bairro que não pode fazer nada na casa porque não tem o documento. Essa conversa hoje com o Kennedy foi muito boa porque ele sabe ouvir o povo. Ele entende nossas dificuldades, como é começar do zero e lutar pelo que é seu. Tomara que ele consiga isso pra gente”, disse Jair.
Kennedy explicou que no seu plano de governo há um projeto para ampliar o programa de regularização fundiária da Prefeitura de Cuiabá. Em parceria com a Justiça Estadual, Kennedy pretende acelerar o procedimento de realização das escrituras, fazendo com que o sonho da regularização se torne realidade.
“Cuiabá é uma cidade com 305 anos e as pessoas precisam ter uma escritura definitiva da casa. Eu já estou olhando e conversando com a Corregedoria do Tribunal de Justiça para encontrar uma forma de acelerar esse processo, porque essas pessoas não aguentam mais esperar. Nossa ideia é correr atrás dessa documentação e assim ajudar a acelerar esse processo de uma vez, precisamos organizar isso na nossa secretaria, ver como é que está a documentação de cada um e fazer isso andar. Sempre cobrei resultado nas minhas empresas e vou cobrar resultado nas secretarias da prefeitura”, afirmou Kennedy.
Além da regularização fundiária
Kennedy aproveitou para conversar sobre os demais projetos tais como a ampliação das equipes de saúde da família. O candidato garantiu que irá aumentar para pelo menos 250 equipes com capacidade de alcançar 3 mil pessoas, fortalecendo o atendimento domiciliar e a atuação preventiva. O plano de governo de Kennedy prevê ainda a implementação de programas e projetos de prevenção, promoção, proteção e educação da saúde nas unidades de saúde e comunidades da Capital.
Além disso, ele apresentou a proposta de ampliação do número de vagas nas escolas e creches municipais, que logo no primeiro ano de gestão, serão criadas cerca de 2,4 mil vagas, em parceria com entidades filantrópicas.
Emerson Fernandes estava presente e saiu satisfeito com a roda de conversa proposta por Kennedy. De acordo com ele, o candidato apresenta um perfil de quem ouve a população e que pretende lutar pelos direitos dos cuiabanos.
“Estamos acreditando nele. Ele é sangue novo, não vem viciado na política, é uma pessoa que vai mudar a história e precisamos de gente assim. O Kennedy é leve, bem sincero, sabe ouvir as pessoas. O pessoal do Osmar Cabral e do Novo Milênio gostou muito das propostas dele. Sé dele ter saído da sua casa para vir aqui em pleno sábado a noite conversar com a gente, já mostra que ele se preocupa”, disse Emerson.