Em evento promovido pela Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, nesta quarta-feira (03), o candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB), assegurou a realização de iniciativas de fortalecimento à agricultura familiar. Além disso, aos setores empresarial e industrial, o emedebista se comprometeu a implantar na Administração Municipal ferramentas de desburocratização dos processos administrativos.
Uma das propostas para agricultura familiar apresentada por Kennedy foi a criação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com ele, a prefeitura pode fazer algo semelhante ao que o Governo Federal faz por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Todavia, no programa municipal, a distribuição dos alimentos adquiridos do pequeno produtor será ampliada setores para além da educação.
“Nós podemos criar essa oportunidade ao agricultor de comercializar sua produção com o próprio Município. Ele produz e a prefeitura faz a aquisição para distribuição não só para as unidades de ensino, mas também para assistência social, saúde e outros órgãos que compõem a rede municipal. Essa é uma das ações que já planejamos para fortalecer a agricultura familiar, ajudando o escoamento da produção”, disse.
O candidato também falou sobre a necessidade de destravar a administração pública, facilitando a instalação de novos empreendimentos e indústrias na capital de Mato Grosso. Empresário há cerca de 40 anos, Kennedy afirmou conhecer bem as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo quando é preciso aprovar projetos, liberar licenças, alvarás e outros registros de legalização de empresas.
Há processos que demoram até um ano para serem concluídos, conforme representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). Para Kennedy, a solução é modernizar o sistema do Município e capacitar servidores.
“Vamos criar uma política para fomentar o desenvolvimento econômico e fazer com que Cuiabá volte a ser protagonista no segmento industrial. O crescimento da nossa cidade não pode ser interrompido ou travado por causa da burocracia. Então, vamos implantar ferramentas para garantir ao empresário mais agilidade, para que ele continue investindo em Cuiabá, construindo novos empreendimentos, gerando emprego e renda”, afirmou.