Com o objetivo de manter os avanços da atual gestão, o candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB) se reuniu na noite desta segunda-feira (23) com o diretor geral da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana, João Hauer e com demais diretores e coordenadores regionais da Limpurb e discutiu propostas para valorizar ainda mais a pasta que é essencial para manter a Capital sempre limpa e com a coleta de lixa em dia.

“A Limpurb é tudo para Cuiabá, porque se você não tiver uma limpeza urbana de qualidade, uma cidade limpa, um lixo coletado da forma correta, se você não tiver uma iluminação pública de qualidade, você não tem nada. E isso tudo depende da Limpurb. É assim que nós trabalhamos, procurando dar o melhor para a Cuiabá. E com a vinda do Kennedy, nós vamos trabalhar muito mais”, garante João Hauer.

Durante a reunião, Kennedy lembra que nos sete anos e meio de gestão do MDB frente à Prefeitura de Cuiabá, a Limpurb conseguiu realizar o seu primeiro concurso público para preenchimento de cargos e carreiras. Além do mais, a pasta conseguiu realizar a tão sonhada desativação do aterro sanitário da Capital que funcionou por cerca de 30 anos de maneira incorreta na região da Grande CPA.

“Veja tudo que já avançamos com a criação do Ecoparque Pantanal que é o novo aterro municipal, local que dá a destinação correta dos resíduos, a implantação da balsa ecológica quer recolhe cerca de120 toneladas de lixo no Rio Cuiabá todo ano. São essas conquistas que nossa gestão vai manter e ampliar a partir do ano que vem quando chegarmos na Prefeitura. Temos um time muito bom trabalhando na Limpurb e quero valorizar essas pessoas oferecendo um salário digno e pago em dia, melhores condições de trabalho e claro, com melhores equipamentos para manter a nossa cidade bem cuidada”, afirma Kennedy.

Mensalmente a Limpurb realiza a coleta domiciliar de 16 mil toneladas de resíduos sólidos em toda a capital por meio de uma empresa terceirizada. Também, para melhorar ainda mais o serviço de limpezas de ruas, canteiros, praças e parques, Kennedy propõem ampliar o convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SesP) e com a Fundação Nova Chance, o que irá aumentar o número de trabalhadores e pode até ajudar a diminuir custos e ao mesmo tempo promover a reinserção de reeducandos no mercado de trabalho.

Outro projeto é o de realizar parcerias público privadas para realizar a transformação do lixo em energia, modernizar o sistema de limpeza urbana, implementar um programa de limpeza de lotes vagos e ampliar e incentivar a coleta seletiva de lixo, o que vai proporcionar a preservação ambiental e facilitar a triagem dos resíduos sólidos que agridem o meio ambiente.

“Eu trabalho no Distrito Industrial há 35 anos e sei da importância da Limpurb para manter a cidade bem cuidada. Como membro, presidente e até vice-presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial (Aedic), sempre que precisamos, a Limpurb nos ajudou com muita presteza, assim como eles fazem com todos os cidadãos de Cuiabá. É por isso que temos que valorizar essa pasta, capacitar os profissionais que estão aqui e dizer que eles podem contar conosco. Quando eu estiver na Prefeitura irei trabalhar ao lado deles porque eles que vão me ajudar a fazer as escolhas corretas”, afirma o candidato.

O melhor para Cuiabá

Presente na reunião, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirma que Kennedy é o candidato com o melhor perfil para gerir não só a Limpurb, mas como toda a Capital. De acordo com o atual prefeito, Kennedy é um gestor de verdade e sabe como se deve cuidar de uma administração tão grande como a Prefeitura de Cuiabá.

“Nós fomos buscar alguém que tenha sensibilidade para tocar ainda melhor a Limpurb e nossa Capital. Uma pessoa com visão de gestor para melhorar a coleta de lixo, que tenha visibilidade e que tenha experiência e visão de gestor para melhorar e avançar na iluminação pública, que tenha experiência e visão de gestor para melhorar ainda mais a limpeza urbana com grandes tecnologias e avanços que só um grande empreendedor sabe fazer. Um homem que tem condição de consolidar aquilo que nós já começamos como o novo aterro sanitário, o cuidado com os diversos parques municipais, sendo três entregues só nessa gestão e as mais de 300 praças e áreas de lazer que temos pela cidade”, afirma Emanuel.