Garantir o acesso da população a políticas públicas como saúde, educação, segurança, social e obras estruturantes norteiam as ações da Administração Municipal de Várzea Grande, sob o comando do prefeito Kalil Baracat, mas não deixam de lado o lazer, o entretenimento e a prática esportiva, que reforçam a qualidade de vida de todos.

Assim a Prefeitura de Várzea Grande entregou o Complexo Esportivo João Gonçalo da Costa, no Bairro Manga

O Complexo está lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) senador Jonas Pinheiro, que segundo o prefeito Kalil Baracat também será reformado e ampliado para atender mais crianças diante da demanda existente.

O prefeito acompanhado pelo vice, José Hazama e pelo secretário Silvio Fidélis, adiantou ainda o planejamento para uma eventual desapropriação de área para a construção de um Miniestádio.

“A comunidade do bairro Manga e adjacências está em festa e tem bons motivos para comemorar. Duas grandes demandas dos moradores foram resolvidas pela nossa gestão, a questão do abastecimento de água, já que a Manga faz parte da região do Grande Cristo Rei abastecido pela ETA Grande Cristo Rei e a construção do Complexo Esportivo para a prática esportiva, eventos culturais e lazer.

A entrega do Complexo Esportivo João Gonçalo da Costa, incluiu ampliação, revitaliza e novos aparelhos públicos, totalizando R$ 874 mil. O novo espaço contempla quadra poliesportiva coberta com alambrados, banheiros e vestiário masculino e feminino, palco para apresentações culturais, playground e academia ao ar livre.

Para o prefeito Kalil Baracat a entrega da obra representa mais um compromisso assumido e cumprido com a população que o elegeu. “Hoje é motivo de alegria por inaugurarmos esse espaço maravilhoso para a comunidade da Manga. Uma demanda antiga de esporte, cultura e lazer. Mas quero ressaltar que cumpri também com os moradores não só daqui deste bairro, mas de todo Cristo Rei:  resolvemos o abastecimento de água dessa região, e, vamos continuar fazendo esse trabalho por toda a cidade, para todos os bairros”, declarou o gestor.

Kalil Baracat também anunciou a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil, que fica ao lado do Complexo Esportivo, a construção de um miniestádio também no bairro da Manga.

Ele frisou ainda que já está em andamento em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, o processo licitatório para construção de um Mercado Municipal para Várzea Grande que assegure espaço digno para as pessoas trabalharem e comercializarem gêneros alimentícios e para os consumidores serem atendidos dentro de regras sanitárias e com resolutividade.

“Quero anunciar aqui que esta semana autorizamos a construção de um Mercado Municipal para Várzea Grande e hoje anúncio que vamos ampliar a CMEI oferecendo mais vagas e vamos desapropriar o terreno atrás dessa área do Complexo Esportivo para realizar um sonho antigo da comunidade e um amigo meu: a construção de um miniestádio aqui no bairro da Manga”, declarou

Kalil Baracat enfatizou: “Vamos cumprir todos os compromissos assumidos no pleito eleitoral. Estamos trabalhando muito, podem acreditar na nossa administração. Vamos entregar a prefeitura em 2024 como nos comprometemos, dando continuidade ao trabalho da antiga gestora e fazendo os investimentos necessários. Queremos educação de qualidade, lazer para nossas crianças”, afirmou.

O vice-prefeito José Hazama, morador do bairro Cristo Rei, lembrou que “com 15 anos de idade estudei no Senai com o homenageado, saudoso amigo Joãozinho, e, depois da aula, no final da tarde, jogávamos futebol aqui. E hoje, estou inaugurando esse espaço em homenagem ao meu amigo. É muito gratificante estar na vida pública e poder trazer esses benefícios às sociedades. Lembro também que o bairro da Manga já foi muito criticado pela violência e hoje trazendo melhorias e projetos sociais mudamos esse quadro e transformamos em um lugar melhorar para se morar”.

O Secretário de Governo de Várzea Grande, Gonçalo de Figueiredo, pontuou seu amor pelo bairro da Manga. “Nesse bairro temos uma história, tudo o que temos e somos começou e continua sendo aqui nesse bairro. Agradeço de coração ao professor Silvio Fidélis, ao vice-prefeito José Hazama, ao presidente do bairro Wilson da Manga, aos vereadores Joaquim e Carlinhos, este que é meu irmão, e que lutam para uma melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Agradeço também ao senhor, prefeito Kalil Baracat, que concretizou essa obra e por ter olhado com carinho. Duas coisas que eu pedi para o senhor resolver aqui na Manga foram o abastecimento de água e essa área de lazer e esporte para as famílias usufruírem, e o senhor resolveu. Muito Obrigado em nome de todos os moradores”, declarou o secretário.

A indicação da obra e revitalização do espaço foi do Vereador Carlos Figueiredo, já a homenagem foi indicada pelo vereador Joaquim Antunes. Lembrou o secretário de Educação,

Esportes e Lazer, Silvio Fidelis. “A Prefeitura fez investimentos de mais de R$ 800 mil envolvendo a prática de esporte e lazer. E, agora nós teremos futuramente um miniestádio e a ampliação da CMEI.  É todo um trabalho da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer voltado para a sociedade várzea-grandense, em especial para a população do bairro da Manga em parceria com o Legislativo municipal”.

A POPULAÇÃO – Emerson de Souza, morador do bairro da Manga na rua Gonçalo Botelho de Campos, desde 1986, confirmou que o problema de abastecimento de água no bairro foi resolvido e completou “o nosso bairro era carente de lazer então esse agora é um espaço de lazer para todos. A praça também traz a prática esportiva, anseio atendido pela Prefeitura de Várzea Grande, uma quadra de esportes necessária, um parque para crianças e jovens exercerem a prática esportiva”

Vilmar Lima de Sá, morador do bairro da manga há 28 anos, pontuou que o bairro mudou para melhor. “Não temos mais problema da falta de água, muitas ruas foram asfaltadas e agora esse espaço esportivo. Para a comunidade melhorou muito pois todos vão usar”.

Vilson Soares da Silva, presidente do bairro da Manga, também é instrutor de grupo de capoeira com projeto social voltado a crianças. “Espaço muito importante, que já estamos lutando há muito tempo, nunca teve uma reforma. A comunidade aqui gosta de esporte, capoeira, estava faltando esse espaço para a comunidade e ganhamos também o playground a academia ao ar livre, a quadra e o espaço para manifestações culturais. Também estou muito feliz por esse anúncio que o prefeito fez do miniestádio. Só temos a agradecer”.

Maria Eugênia da Silva, esposa do homenageado João Gonçalo da Costa, afirmou que toda a comunidade ganhou com a inauguração. “Meu marido trabalhava na área esportiva, com crianças e jovens quando aqui ainda não tinha campo nenhum, quadra nenhuma. Foi sempre um marido dedicado e amoroso, e profissional exemplar, mereceu essa homenagem”, disse.

Ao final do evento o prefeito Kalil Baracat agradeceu à apresentação e capoeira e do coral da escola municipal “Salvelina Ferreira da Silva” e pediu zelo pelo espaço público entregue. “Agradeço também o coral que estive aqui e fizeram uma homenagem no meu aniversário que foi emocionante. Sou apaixonado pelo coral da Escola Salvelina. Peço também que a população usufrua desse novo espaço, zele por esse patrimônio público. A gente constrói, mas precisamos que todos façam bom uso e ajudem a cuidar”, concluiu.