O candidato a prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), parece estar realmente empenhado na reeleição de Jânio Calixto (DEM) para vereador. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), o emedebista já doou para campanha de Calixto mais de R$ 6,8 mil.

Vale lembrar que Jânio Calisto já foi denunciado pelo Ministério Público por associação ao tráfico de drogas e chegou a ser preso. No último mês ele conseguiu que a Justiça arquivasse a Comissão Processante por quebra de decoro parlamentar insaturada contra ele pela Câmara Municipal de Várzea Grande.

Nesta semana vazou um vídeo do senador Jayme Campos (DEM), que é presidente da Comissão de Ética do Senado, dizendo que Calixto é o candidato dele. “Janio Calixto é o meu candidato, se ele tiver dois votos, um é meu”.

Chama atenção também o fato de as doações serem para um candidato que está com a candidatura indeferida. Para a justiça eleitoral, Jânio deixou de preencher condições positivas, negativas e formais. “No caso dos autos, o candidato, segundo a certidão da Justiça Estadual de Primeiro Grau juntada aos autos, possui processos criminais em seu desfavor”, disse juiz Alexandre Elias Filho, da 20ª Zona Eleitoral.

Ainda de acordo com ele, Jânio apresentou uma certidão de inteiro teor dos processos criminais, enquanto deveria ter apresentado a “certidão de objeto e pé”, documento que informa as partes, o objeto e a situação atual do processo.