A garantia de acesso à saúde primária é um dos grandes avanços da gestão do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), candidato à reeleição pela Coligação Várzea Grande Melhor. O atendimento mais próximo de casa, e da realidade das comunidades, se tornou possível na cidade e será reforçado com a entrega de novas unidades de saúde, como anunciou Kalil, no programa eleitoral, que foi ao ar nesta segunda-feira, 30, pela TV Cidade Verde.

“Vamos seguir trabalhando por mais melhorias para Várzea Grande. Entre os novos projetos para a cidade estão a construção de uma UPA na região norte, para atender à demanda do grande Glória e uma Estratégia de Saúde da Família no residencial José Carlos Guimarães”.

O prefeito reforça que inaugurou a primeira maternidade pública de Várzea Grande e que agora, por meio do Novo PAC do Governo Federal, Várzea Grande foi a única cidade de Mato Grosso contemplada para receber recursos para construção da sede própria da maternidade – que hoje ocupa espaço locado pelo Município.

MAIS AÇÕES POR VIR – Fazem parte do Plano de Governo 2025-2028 “Cidade Integrativa” ações que vão contemplar a saúde física e psicológica do várzea-grandense, especialmente ao atendimento de saúde mental. O Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, vai ganhar sede própria, para o fortalecimento do programa de saúde mental em toda a cidade.

O trabalho preventivo de saúde realizado pelas equipes chega atualmente a mais de 60% da cidade. O número de equipes saltou de 21 para 75 na atual gestão.

Todas as unidades básicas passaram a ser Estratégia Saúde da Família (ESF) na gestão do prefeito Kalil. A meta é avançar de 75 equipes para um total de 139 equipes, o que permitirá, como frisa Baracat, atingir em 100% o atendimento primário e preventivo de saúde em Várzea Grande, com cada equipe atendendo em média 2.158 pessoas.

A UPA do Cristo Rei será ampliada e já foi dada a ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual II (CER II). O CER II será uma unidade de saúde de ponta dedicada à reabilitação física e intelectual, construída em uma área de 3.500,70 m², com 1.408,05 m² de área construída. O projeto conta com recursos federais no valor de R$ 4.816.864 milhões e tem previsão de conclusão em 10 meses e será edificado atrás da UPA do Ipase.

CAUSA ANIMAL – O Plano de Governo traz ainda a preocupação com a saúde e o bem-estar animal.

Kalil vai criar o primeiro Centro Veterinário de Várzea Grande, com estrutura moderna e profissionais especializados para promover a saúde animal e o controle de Zoonoses. “Vamos atuar de forma integrada na saúde, reforçando nossas ações já em curso, e buscando ampliar a eficiência e a eficácia do atendimento público, via o Sistema Único de Saúde (SUS)”.