O Juventude, adversário da estreia do Cuiabá na Série A de 2021, saiu na frente no primeiro jogo da semifinal do Gauchão ao vencer o Inter por 1 a 0 na tarde deste domingo, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O time de Marquinhos Santos marcou bem durante a maior parte dos 90 minutos, segurou os avanços da equipe de Miguel Ángel Ramírez e aproveitou a melhor chance que teve para garantir a vitória como mandante. Marcos Vinicios marcou o único gol da partida.
Como fica
Com a vitória, Juventude joga por um empate na partida de volta para se classificar à final do Gauchão. Já o Inter precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por dois para se classificar no tempo normal – não há saldo de gols qualificado na semifinais. O jogo da volta ocorre no próximo sábado, às 19h, no Beira-Rio.
O lance do jogo
Marcos Vinicios marcou o gol que decidiu o jogo aos 26 minutos do segundo tempo. Após receber lançamento de Wescley nas costas da defesa colorada, ele saiu cara a cara com Marcelo Lomba e finalizou firme – a bola ainda bateu no travessão e quicou dentro do gol. O curioso é que atacante alviverde teve uma chance muito parecida para abriu o placar logo aos quatro minutos da segunda epata, mas foi traído pelo quique da bola no péssimo gramado da Montanha dos Vinhedos.
Ruim para os dois lados
O gramado da Montanha dos Vinhedos acabou virando um dos principais personagens da primeira semifinal do Gauchão. E não de um jeito positivo. Jogadores dos dois times reclamaram da qualidade do piso, seco e com alguns buracos aparentes.
Não foram poucas as vezes que o quique da bola enganou os jogadores. O Juventude, que vem mandando seus jogos no Gauchão na casa do Esportivo enquanto o gramado do Alfredo Jaconi passa por reformas para a Série A do Brasileirão, se adaptou melhor às condições do gramado e saiu com a vitória.
Após alguns erros flagrantes de arbitragem na primeira fase, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu antecipar o uso do árbitro de vídeo (VAR) já a partir das semifinais e não apenas nas finais, como estava previsto inicialmente. E não fosse o recurso de vídeo, o primeiro duelo entre Juventude e Inter seria marcado por um erro decisivo.
Aos 9 minutos do segundo tempo, Palacios invadiu a área do Juventude e caiu após um choque com o goleiro Marcelo Carné. O árbitro Douglas da Silva marcou pênalti para o Inter, mas voltou atrás na decisão após rever o lance no vídeo. A imagem mostra que o goleiro toca na bola antes do contato com o jogador. Decisão acertada, na opinião do comentarista PC Oliveira, na Central do Apito.
Primeiro tempo
Juventude e Inter fizeram um primeiro tempo de pouca inspiração, muito por culpa do gramado ruim da Montanha dos Vinhedos, mas também da postura do time da Serra. O time de Marquinhos Santos marcava no campo de ataque e dava poucos espaços ao Inter avançar. Com dificuldade para criar, a equipe de Miguel Ángel Ramírez abusava dos lançamentos, mas Vitor Mendes e Forster levaram a melhor na maioria das vezes. A única finalização do Inter foi com Mauricio, que pegou a sobra dentro da área, mas mandou para fora. O Juventude, apesar de dificultar as ações do rival, também não incomodou o gol de Marcelo Lomba.
Segundo tempo
O jogo ganhou mais emoção na volta do intervalo. Aos quatro minutos, a defesa do Inter deixou Marcos Vinicios livre. O atacante disparou, invadiu a área, mas adiantou demais e Marcelo Lomba saiu do gol para afastar. Após o suto, o Inter avançou a marcação e passou a levar mais periogo ao gol do rival. Aos 9 minutos, Palacios caiu na área após dividida com Marcelo Carné. O árbitro marcou pênalti, mas, após revisar o lance no VAR, anulou a infração. Pouco depois, o Inter perdeu Patrick, com um problema na coxa esquerda. Praxedes entrou em seu lugar e, aos 24, chutou da intermediária, para a defesa de Carné. Quando o Inter tentava dominar as ações, o Juventude abriu o placar. Wescley lançou Marcos Vinicios, e o atacante alviverde desta vez não perdoou. (Globo Esporte)