Governador Wilmar Peres de Farias será o nome do Centro de Convenções de Barra do Garças. Quem propôs a homenagem foi o deputado estadual Júlio Campos (União), por meio de um projeto de lei.

A denominação, segundo Júlio Campos, é uma homenagem a um dos maiores vultos políticos mato-grossenses. Wilmar Peres era barra-garcense filho de uma família tradicional de pecuaristas. Na vida pública Wilmar Peres foi vereador, duas vezes prefeito de Barra do Garças, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de Mato Grosso.

Em 1982 Júlio Campos candidatou-se ao Governo de Mato Grosso e convidou Wilmar Peres para ser seu companheiro de chapa. Em maio de 1986 Júlio Campos desincompatibilizou-se para disputar e vencer a eleição para deputado federal constituinte e Wilmar o sucedeu permanecendo no cargo até o término de seu mandato em 1987.

Júlio Campos destaca que em 1982 havia um sentimento de distanciamento de Mato Grosso por parte do Vale do Araguaia, onde Barra do Garças é a principal cidade. “Pela honradez de Wilmar Peres e para afastar aquele sentimento, o convidei para minha chapa, e assim, integrei o Araguaia a Mato Grosso”. O deputado acrescenta que seu governo pavimentou a ligação de Cuiabá com Barra do Garças e outras cidades daquela região; instalou agências do banco Bemat em vários municípios e investiu em saúde, educação, habitação e nas demais áreas de atuação do Estado.

Wilmar Peres foi o primeiro e até agora único governador com domicílio no Vale do Araguaia. No governo de Júlio Campos representantes daquela região participaram do secretariado estadual e exerceram outros cargos de relevância.

“Fui para Brasília participar da elaboração da nossa Constituição Federal, e o fiz com tranquilidade porque o governo estava nas mãos de Wilmar Peres”, comenta Júlio Campos.

Wilmar Peres era o líder do clã Farias, com forte presença em Barra do Garças. Sua viúva, a pecuarista Cândida dos Santos Farias, é suplente do senador Jayme Campos; e Beto Farias, filho do casal Cândida e Wilmar, foi prefeito de Barra do Garças em dois mandatos consecutivos.

OBRA – O futuro Centro de Convenções Governador Wilmar Peres de Farias está em obra e deverá ser inaugurado pelo governador Mauro Mendes; o prefeito Adilson Gonçalves; por familiares do homenageado; por congressistas e deputados estaduais, dentre os quais Júlio Campos.
(Da Assessoria)