Na tribuna da Assembleia Legislativa o deputado Júlio Campos (União) fez um pronunciamento saudando o 13 de junho, que celebra a retomada de Corumbá pelas forças militares cuiabanas. O parlamentar destacou que até a divisão territorial que criou Mato Grosso do Sul, a data de 13 de junho era feriado estadual.

Júlio Campos disse ainda, que em respeito a data, a Assembleia Legislativa instalava o Ano Legislativo em 13 de junho, mas que em razão da criação do estado vizinho, ao qual Corumbá pertence, o feriado deixou de existir.

Após sua fala na tribuna da Assembleia, Júlio Campos conversou com jornalistas e detalhou sobre o feito da retomada de Corumbá

Em 13 e de junho de 1867, as forças mato-grossenses comandadas pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho retomaram a então vila de Corumbá, ocupada militarmente pelo Paraguai, país que desde 13 de dezembro de 1864 travava guerra contra o Brasil, no maior conflito internacional armado do continente e que também envolveu a Argentina e o Uruguai – que formaram a Tríplice Aliança com o Exército Brasileiro.

RUA – Movimentada, centro comercial, artéria que cruza importante área central na tricentenária Cuiabá, a Rua 13 de Junho é reverente marco à memória dos heróis de Mato Grosso que lutaram em defesa da integridade nacional.