A juíza da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, dentro da programação da Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher, realizou palestras para alunos do Colégio Notre Dame de Lourdes, falando sobre questões relacionadas ao tema da semana.

“O ideal é cuidar e orientar crianças e adolescentes nos bancos escolares, para que eles, quando começarem a namorar, não se envolvam em um relacionamento abusivo”, explica Ana Graziela. Segundo a juíza, os adolescentes, depois de participarem das palestras, passam a ser replicadores e ajudam na conscientização. “Já aconteceram casos de estudantes perceberem que algum parente ou conhecido passava por uma situação de abuso e alertarem, ajudarem a pessoa a perceber o que estava acontecendo”, relata.

A Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher está prevista pela Lei N° 14.164, desde 2021, e teve origem em um projeto criado por alunos do Colégio Notre Dame de Lourdes. A estudante Amini Haddad, uma das idealizadoras da proposta, explica que o objetivo é abordar o tema de forma didática e coerente. “Queremos que a mensagem chegue de forma clara para a comunidade escolar. É um assunto fundamental e de extrema importância, que precisa ser discutido dentro dos colégios”, enfatiza.

Para os demais alunos, que idealizaram o trabalho, a programação da semana auxilia na conscientização e esclarece dúvidas. “São vários tipos de violência e muitos não percebiam isso, agora a informação ajuda a identificar cada situação”, diz Sophia Rodrigues Marangoni dos Santos.

“Era apenas um trabalho escolar, agora é uma Lei e tomou uma grande proporção. É essencial que todos, desde pequenos, entendam que a violência existe de várias formas, não é só física, e é algo errado”, reforça Ricardo César Moreira Júnior. “Estamos vendo que a nossa ideia está dando certo e sendo colocada em prática, é gratificante”, destaca a estudante Ana Carolina Ulhoa Xavier.

“O trabalho dos alunos está causando um processo de mudança, de transformação social, o que faz parte da filosofia do colégio”, comemora a irmã Marluce Almeida, diretora da escola.

A programação da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher está sendo realizada no Notre Dame de Lourdes, de 6 a 9 de março. Nesta quarta-feira (8), dia Internacional da Mulher, foi lançado um novo episódio do NotreCast, desta vez com a participação da professora de história Christiane de Souza Pinto Almeida Barroso e do juiz Jamilson Haddad, titular da Primeira Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, que fazem diversos esclarecimentos, sobre o tema, durante todo o postcast. Para assistir é só acessar o canal no YouTube: youtube.com/watch?v=w3vHmrOu5s0&t=1s