O juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) percorreu as unidades prisionais de Cuiabá e Várzea Grande, a fim que saber em que condições elas se encontram. Além de verificar a infraestrutura, o objetivo da visita é verificar o tratamento dispensado dos detentos.
No caso do Centro de Ressocialização de Várzea Grande (CRVG), popularmente conhecido como Presídio do Capão Grande, a principal dificuldade são as visitas. As famílias da maior parte dos detentos moram no interior e têm dificuldade em vir, nos dias de visitação.
Juiz ouve reivindicações de presos e avalia condições de presídios — Foto: TJMT/ Assessoria
Durante a semana Geraldo Fidelis foi também à unidade prisional feminina Ana Maria do Couto May e às masculinas Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) e Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). Em cada local conversou não só com os presos, mas também com os diretores e com os agentes prisionais.
Nesses locais o juiz observou a falta de ventilação e defendeu a instalação de aparelhos que possam promover a troca de ar dentro das celas e condições de respirar. Ele também defendeu o investimento na qualidade de trabalho para os servidores.
Aulas ministradas dentro da unidade ‘Capão Grande’, em Várzea Grande — Foto: TJMT/ Assessoria
Os presos aproveitaram o contato direto com o magistrado para entregar os ‘bereus’, que são os bilhetes com pedidos para serem levados ao gabinete e analisados. Os detentos também solicitaram melhoria no atendimento médico e psicológico dentro das unidades.
Todas as reivindicações e situações registradas dentro das unidades terão encaminhamento e serão avaliadas.