Com a conquista de 18 medalhas de ouro e uma participação digna de aplausos, o projeto Judô Bope subiu no pódio do Campeonato Mato-grossense de Judô (IV Etapa), levantando o título de vice-campeão, após as disputas realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. A competição acirrada, ainda rendeu 11 medalhas de prata e 29 medalhas de bronze aos judocas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Agora, os atletas se preparam para a competição nacional, que será realizada em Porto Alegre (RS), na semana que vem.

Judocas de mais de 20 municípios participaram da IV Etapa. Foram mais de quinhentos atletas inscritos, números que superaram as expectativas da Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ). “Para nós uma grata surpresa, isso mostra o empenho dos nossos judocas. Temos judocas altamente preparados para qualquer disputa no mundo. Temos medalhistas nacionais. Nosso muito obrigado a todos que direta e indiretamente contribuíram com a realização do evento e as delegações que também fizeram bonito neste campeonato”, disse Fernando Moimaz, presidente da FMTJ.

Na classificação geral de 2019 a academia Judô Bope apareceu em terceiro lugar em todas as etapas, acumulando pontos para o ranking nacional. Para o coordenador do projeto e organizador do campeonato na Capital, subtenente Adalberto Corrêa Junior, a disputa foi um grande desafio. “A classificação do judô Bope é resultado de muito treino, muita dedicação e empenho dos nossos atletas estão conscientes de que dá para fazer melhor nas próximas competições. Não teve folga o ano inteiro. Treino pesado” avaliou Adalberto.

Diante da disputa acirrada que reuniu os melhores judocas de Mato Grosso, o Judô Bope conquistou o 2º lugar, passando na frente de todas as academias de Cuiabá, entre elas Escola Estadual José Fragelli – Arena Pantanal, Judô Associação Médica, Associação de Judô Kodokan de Cuiabá, Associação de Judô de Várzea Grande, Judô da Paz e Escola de artes Marciais Wellington Bezerra.

Para o professor e pós-doutor, Carlos Alexandre Fett, representando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), parceira do evento, abrir as portas da universidade para o evento é também uma forma de inclusão do atleta. “A UFMT é parceira e está a disposição para os próximos eventos que surgirem. Impressionado com a estrutura, campeonato com padrão internacional o que demonstra a seriedade e o valor do judô em Mato Grosso. Os atletas do estado estão muito bem representados”, ressaltou.

O 1º lugar ficou para a academia Davi Moura de Judô. Já o 3º, 4º e 5º foi conquistado pelas academias Projeto Caminho Suave, Associação Primaverense de Judô e Associação Mutum de Esportes, respectivamente.

FESTIVAL – Judocas da categoria kids também estralaram o tatame durante o campeonato. A luta entre a criançada abriu o primeiro dia de evento na UFMT. Cerca de 200 inscritos compareceram ao ginásio poliesportivo da universidade. Apesar de não contar pontos, o organizador do evento explica, que os kids peças fundamentais do judô. “Tudo começa por eles. Os princípios básicos do judô, a nossa disciplina e toda técnica que se aprende, vem justamente dessa fase.

ABERTURA – A solenidade de abertura do campeonato, contou com a participação do comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assim, comandante BOPE, tenente-coronel Ronaldo Roque, Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Maxi Russi, vereador por Cuiabá, Zidiel Coutinho, presidente do Crefi-17, Carlos Eilert, além de pais e familiares dos judocas.

(Com informações da assessoria)