Sem limite para ousadia, bandido usa a imagem do jornalista José Elias Neto para aplicar o golpe do perfil falso, hoje bastante comum, na internet, especialmente nas redes sociais.
Usando a foto do jornalista, o falsário passou a enviar mensagens pedindo dinheiro. A pessoa que se passa por Elias Neto informa que precisa confirmar um pagamento, mas que seu limite excedeu e pergunta se pode enviar os seus dados para que a vítima transfira dinheiro para a sua conta.
Por sorte, segundo Elias Neto, as pessoas, maioria parentes do jornalista, não deram sequência na conversa do golpista. Em suas redes, o ex global publicou uma mensagem para alertar as pessoas e evitar que o bandido faça mais vítimas.
Elias Neto foi repórter e apresentador de telejornalismo, na TV Centro América (Globo), por quatro décadas, se tornando referência, no ramo. Ao longo dos anos, se tornou um dos profissionais mais repeitados, na comunicação de Mato Grosso.
Nas últimas semanas, a Delegacia de Polícia Civil Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá vem alertando para o golpe do “perfil falso” e orientando sobre como prevenir.
Neste tipo de fraude eletrônica, segundo a Polícia Civil de Mato Grosso, parte do grupo se passa por parente ou pessoa próxima das vítimas, usando fotografias deles e se identificando falsamente para em seguida, solicitam valores em dinheiro utilizando uma conversa enganosa.
As vítimas, pensando se tratarem de parentes (filhos, netos, tios) ou de amigos próximos, são ludibriados pela versão contatada pelo golpista e acabam realizando transferência de valores para as contas indicadas por eles.