O empresário americano John Textor chegará nesta sexta-feira ao Rio de Janeiro para as últimas rodadas de negociação com o Botafogo. O investidor está muito perto de se tornar dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol criada pelo clube.
Depois de alguns dias de negociação por videoconferência, Textor decidiu viajar ao Brasil para acertar os últimos detalhes. Havendo acordo entre as duas partes, o americano assinará a oferta vinculante para comprar o futebol do clube.
O documento deve dar 60 dias de prazo para a assinatura do contrato definitivo. Antes disso, o clube precisa aprovar o acerto na reunião do Conselho Deliberativo (no próximo dia 13) e em Assembleia Geral (no dia 14).
As negociações têm sido longas. Uma das dúvidas diz respeito ao que vai acontecer com o centro de treinamento no Espaço Lonier, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que está sendo construído com apoio dos irmãos João e Walter Moreira Salles. Em várias entrevistas, Textor – que é dono de uma academia de futebol em Miami – já demonstrou especial apreço pelo desenvolvimento de jovens atletas.
– Eu já fui ao CT da base do Crystal Palace mais de 12 vezes e fui ao CT do time principal só duas vezes. E eles ficam um ao lado do outro – disse Textor ao podcast “The Athletic Football” em novembro.
No fim de dezembro de 2021, Textor havia assinado uma oferta não vinculante, espécie de primeiro passo nas tratativas para o futebol do Botafogo se tornar SAF. Desde então, advogados e executivos se debruçam sobre o passo seguinte – a oferta vinculante.
Quem é John Textor
O americano John Textor é um empresário com negócios ligados à mídia. Foi executivo da Digital Domain, empresa de efeitos especiais que trabalhou em diversos filmes. Ele comprou sua participação no Crystal Palace em agosto de 2021 por 103 milhões de euros. Ele negocia para adquirir o RWD Molenbeek, da segunda divisão belga, e tentou sem sucesso comprar 25% do Benfica.
O empresário começou sua carreira como programador. Depois da Digital Domain, ele fundou e foi executivo principal da fuboTV, empresa de streaming baseada nos EUA com foco em distribuição esportiva e entretenimento em geral. O IPO (lançamento de ações) da fuboTV na Bolsa de Nova York gerou uma avaliação de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões) em outubro de 2020.
A revista Forbes classificou Textor em 2016 como “guru da realidade virtual de Hollywood”. Ele é conhecido por defender o casamento da mídia com tecnologia. Segundo o empresário, um de seus principais objetivos é diversificar receitas nos clubes. (GE)