Uma confusão generalizada, no anel superior do Mineirão causou correria e um “clarão” em parte da arquibancada no primeiro tempo da partida entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo no Catar. Vinte e um torcedores, alguns deles trajando camisas do Atlético-MG, foram detidos pela Polícia Militar de Minas Gerais e levados à delegacia do estádio.
Informações da Polícia Militar dão conta que a confusão ocorreu entre membros de organizadas do Atlético-MG e do Cruzeiro. A briga ocorreu no Setor Amarelo Superior do Mineirão. A PM informou que irá fazer um balanço após a partida. O Mineirão se posicionou, ao fim da partida, sobre a confusão (veja a nota no fim da matéria).
Uma pessoa envolvida precisou ser atendida por socorristas na arquibancada. Outra foi encaminhada de ambulância a um hospital da capita mineira, mas com estado consciente. Ainda não há informação sobre o estado de saúde delas.
Torcedor é encaminhado em ambulância no Mineirão — Foto: Fred Ribeiro
Torcedores que não estavam na briga tentaram se afastar e abriram um clarão na arquibancada do Mineirão, muitos deles passando para o Setor ao lado, o Roxo. Um deles foi Gustavo Lopes, que estava acompanhado da filha de 11 anos. Ela estava bastante assustada, segundo o pai.
Torcedor é atendido por socorristas no Mineirão — Foto: Bruno Casucci
– Vi a briga generalizada. Minha filha estava completamente assustada e procurei o lugar mais seguro. Por isso, me desloquei para outro lugar do estádio. Uma coisa que a gente não pode ver nos estádios de hoje. Já vim ao Mineirão com as duas torcidas (Atlético e Cruzeiro) e sem confusão. Não tem porque uma confusão dessa.
A confusão apavorou torcedores que estavam próximos da briga, inclusive alguns pais com crianças. A Polícia Militar agiu cerca de cinco minutos depois da confusão. Suspeitos de terem participado da briga foram detidos pela PM de Minas já no setor roxo, em cadeiras próximas ao setor da imprensa.
Para a partida, foram vendidos pouco mais de 40 mil ingressos. A confusão ocorreu antes do primeiro gol da seleção brasileira, marcado por Raphinha.
Torcedores são encaminhados à delegacia do Mineirão — Foto: Fred Ribeiro
Nota oficial do Mineirão:
Ainda no primeiro tempo do jogo entre Brasil e Paraguai, nesta terça-feira (1º), aconteceu uma briga generalizada no setor Amarelo Superior. Os torcedores foram identificados pela Polícia Militar como integrantes das torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul. A situação precisou ser controlada com intervenção da PM. Houve presos e feridos, mas os dados consolidados da ocorrência devem ser apurados com as autoridades policiais.
O Mineirão lamenta e repudia qualquer ato de violência que atrapalhe o clima de descontração e festa da torcida brasileira. (GE)