O exemplo e a atitude dos jogadores e do próprio Botafogo em relação às investidas do mercado pode ter influência direta na decisão de Luís Castro. Afinal, enquanto o técnico parece inclinado a aceitar o contrato multimilionário do Al Nassr, seu elenco se mantém cada vez mais firme no propósito de conquistar um título com o clube em 2023. Desde maio, ao menos oito destaques do líder do Brasileirão já receberam sondagens ou propostas oficiais. Todas, até aqui, sumariamente recusadas.
A lista começa na defesa, com Lucas Perri, Victor Cuesta e Adryelson, o principal alvo europeu entre os titulares. Na sequência, passa pelo meio de campo, com nomes como Gabriel Pires, Tchê Tchê e, principalmente, Eduardo. Aliás, o meia esteve em situação semelhante à de Castro, com a cobiça árabe, região onde foi ídolo do Al Hilal e é muito respeitado por todos do meio do futebol local. No ataque, Tiquinho também já despertou a atenção dos árabes e Matheus Nascimento, dos europeus. O Jogada10 preparou uma lista mais detalhada abaixo.
O técnico português sabe de tudo isso e valoriza a postura de seu grupo. Frequentemente, usa o termo “família Botafogo”, exalta o caráter e a dedicação dos atletas que comanda, creditando a eles a superação para vencer algumas das partidas difíceis que o Glorioso teve pela frente na sequência de sucesso a partir da virada de abril. Porém, quis o destino que, agora, ele estivesse a ponto de abandonar o barco. A definição não deve passar do pós-jogo contra o Magallanes-CHL, na quinta-feira, às 21h, no Nilton Santos, pela Sul-Americana.
Confiança externa dos jogadores do Botafogo
De maneira pública, os jogadores vêm demonstrando confiança de que o “mister” vai permanecer. Internamente, entretanto, há o receio e a forte apreensão pela mudança de comando. Alguns líderes do elenco e parte da diretoria já se movimentaram para pedir que, caso Luís Castro rescinda o contrato, ao menos o auxiliar Vitor Severino, também português, fique até dezembro.
“Não estamos nem pensando nisso (risos). De verdade. Entre a gente, os jogadores, nós acreditamos muito que ele vai ficar e dar continuidade no trabalho, porque é um trabalho muito bom, que já veio do ano passado. Não quero nem pensar nisso”, desconversou Eduardo, que lembrou do acerto da diretoria em apostar no técnico mesmo na má fase: “Manter o Luís Castro nesse momento difícil (março) fez toda a diferença, porque os jogadores já estavam adaptados a ele, a qualquer momento iria dar certo. Dar os parabéns também à diretoria, ao treinador também, foi um cara fantástico, se fosse outro pegava as coisas e ia embora”.
Apesar de não fazer loucuras financeiras, o dono da SAF alvinegra, John Textor, já acenou com um aumento ao português juntamente com uma extensão do vínculo atual, que vai até março de 2024. Dessa forma, Castro, de 61 anos, se sentiria mais protegido. Mesmo assim, os valores não chegam nem a metade da proposta árabe do Al Nassr. Além disso, por lá ele teria a chance de comandar o conterrâneo Cristiano Ronaldo.
Veja mais sobre sondagens e propostas ao elenco
Perri – sondagens do futebol português e inglês, por onde já passou pelo Crystal Palace
Cuesta – sondagem do mercado árabe. Renovou contrato há um mês e meio
Adryelson – proposta do Besiktas-TUR e sondagens de clubes da França, Portugal e Grécia
Gabriel Pires – clubes árabes o sondaram em maio, mas o Botafogo estendeu o empréstimo com Benfica
Tchê Tchê – Textor o citou como potencial de futebol europeu. Já foi cogitado no Lyon e sondado em Portugal
Eduardo – revelou que recebe ofertas dos árabes “a cada janela”, mas diz que “só sai se o clube quiser vender”
Tiquinho – mesmo caso de Eduardo, foram muitos anos fora e, apesar da cobiça de times árabes, deve seguir
M. Nascimento – diretoria confirmou que há propostas da Europa e, aos 19 anos, talvez seja o primeiro a sair (Jogada 10)