Horas antes do amistoso contra a Rússia, as jogadoras da seleção feminina de futebol divulgaram em seus perfis pessoais nas redes sociais uma mensagem contra o assédio e o abuso sexual, especialmente contra mulheres. Dirigentes como Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF, e Duda Luizelli, coordenadora de seleções femininas, também participam da ação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/U/d/nrAdBzQnSrBx8fSHc9zQ/marta.png)
marta manifesto — Foto: reprodução
“Dizer não ao abuso são mais do que palavras, são atitudes. Encorajamos que mulheres e homens denunciem. Nossa luta pelo respeito e igualdade vai além dos gramados. Hoje mais uma vez dizemos: não ao assédio”, diz um trecho da nota.
A mensagem, encorajando denúncias, é feita uma semana após o afastamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo, sob acusação semelhante.
Leia o manifesto na íntegra:
“Todos os dias no Brasil, milhares de pessoas são acometidas e desrespeitadas com cenas de assédio, seja moral ou sexual. Especialmente nós, mulheres.
“São brasileiras e brasileiros, vítimas de abusos e atos que vão contra os nossos princípios de igualdade e construção de um mundo mais justo.
“Dizer não ao abuso são mais do que palavras, são atitudes. Encorajamos que mulheres e homens denunciem.
“Nossa luta pelo respeito e igualdade vai além dos gramados.
“Hoje mais uma vez dizemos: não ao assédio.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/k/9/TTCDQyQMOGmv3laWLjpA/formiga-manifesta.png)
formiga manifesto — Foto: reprodução
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/e/o/5J7uqHQGKC6L1BAcjCBg/duda.png)
Duda Luizelli – manifesto — Foto: reprodução
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/h/7/bk4U5hR2OwVvEQeTc2Uw/rafa.png)
Rafaelle manifesto — Foto: reprodução
(Globo Esporte)