Marcado por festejar tirando a roupa o gol que garantiu o acesso do Sampaio Corrêa-RJ contra o Maricá, na Série B1 do Campeonato Carioca, Emerson Carioca foi punido com oito jogos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro nesta terça-feira. Atual clube do jogador, a Portuguesa afirmou que vai recorrer para o atacante não perder o estadual deste ano.
De acordo com a decisão do TJD-RJ, Emerson Carioca foi punido em dois jogos no artigo 258 do CBJD, por assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, e seis pelo artigo 257, por participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida.
Emerson Carioca, do Sampaio Corrêa, tira a roupa em comemoração — Foto: Gabriel Farias
Perguntado no julgamento o que teria acontecido para perder a cabeça e tirar a roupa, Emerson Carioca informou “que em três jogos anteriores a comissão técnica do Maricá vinha o difamando, chamando-o de gordo, alcoólatra, macaco gordo. E que ficou chateado com ocorrido”, de acordo com documento divulgado pelo TJD-RJ.
Ainda de acordo com o documento, ao ser perguntado se as ofensas supostamente alegadas foram registradas em algum órgão público, o jogador respondeu que “não“.
Confira a decisão do TJD-RJ
Recorde o caso
No dia 9 de dezembro de 2020, Sampaio Corrêa e Maricá entraram em campo no Estádio Alziro de Almeida, em Itaboraí, para definir o acesso na Série B1 do Rio. Aos 14 minutos, o árbitro Matheus Carneiro Torres expulsou Alex, do Maricá, e Jefinho, do Sampaio, após confusão no meio-campo. Com mais espaços, o jogo ganhou em emoção, mas os gols ficaram para o segundo tempo.
Roberto Junior abriu o placar para o Galinho, aos 14. Nove minutos depois, empate do Maricá com Athila, que dava novamente ao clube o acesso.
Mas, aos 49 minutos, Emerson Carioca acertou uma cobrança de falta no ângulo do goleiro Julio, sacramentou a vitória do Sampaio e a vaga do time de Saquarema. Na comemoração, o jogador tirou a roupa, ficou completamente pelado e deu início a uma briga generalizada.
Emerson Carioca, do Sampaio Corrêa, é punido por tirar a roupa em decisão da Série B1 — Foto: Gabriel Farias
O caso teve muita repercussão na época. Após o jogo, Emerson Carioca tentou se justificar em entrevista ao ge.
– Eu quero pedir perdão à torcida do Sampaio Corrêa, meus companheiros, assim como aos jogadores do Maricá, torcida, e a todos os amantes do futebol. Me arrependo profundamente do que aconteceu. Fui muito provocado no primeiro jogo e também agora nesse segundo. O pessoal que estava na arquibancada estava me xingando, falando um monte de besteira de mim, e extravasei naquele momento. Não foi nada premeditado, por isso, venho aqui e reconheço minha falha e peço perdão a todos – disse ele por meio da assessoria do clube de Saquarema.
“Ali foi emoção total, não deu para segurar a emoção. Porém, errei. Eu esperava que estaria de cueca (risos), aí aconteceu isso aí”, disse.
Jogador pode perder boa parte do Carioca
Após garantir o acesso do Sampaio Corrêa, Emerson Carioca acertou com a Portuguesa para o Campeonato Carioca. Porém, com a decisão do TJD-RJ, o atacante pode ficar de fora de oito dos 11 jogos da fase principal da competição.
Procurada, a assessoria de imprensa do clube afirmou que o clube conta com o atacante para o estadual e que o time vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro.
A estreia da Lusa na competição está prevista para acontecer no dia 28 de fevereiro, contra o Vasco. (Globo Esporte)