Morreu na França o jogador de futebol Iago Victor dos Santos, de 25 anos. Morador de Vicente Pires, o atleta passou mal após realizar testes em uma equipe na cidade francesa de Nice. Ele recebeu os primeiros socorros, mas sofreu uma parada cardiorespiratória e não resistiu. A família busca formas de trazer o corpo do jogador para Brasília, para que ele seja enterrado na cidade.
O grande empecilho no momento são os custos do traslado. O valor está estimado em 15 mil euros, o equivalente a R$ 69 mil reais na cotação atual. O montante, segundo familiares, está muito além do que eles podem custear.
Iago Victor já havia atuado por equipes do futebol do DF, como Taguatinga e Brasília. Ele também jogou em Portugal e na França. O irmão do jogador conta que ele não tinha problemas cardíacos conhecidos.
— Ele teve Covid no início do ano, mas tinha passado aquele período (de infecção pela doença). Não sei se foi sequela, o laudo é que vai dizer. Sempre foi saudável, sempre jogou bola, do nada aconteceu isso, infelizmente — afirmou Pedro Gabriel Felipe dos Santos.
A alternativa encontrada pela família para custear o traslado do corpo do jogador para Brasília foi apelar para uma vaquinha na internet. Até o momento, a campanha de financiamento coletivo já arrecadou pouco mais de R$ 28 mil. A reportagem entrou em contato com o Itamaraty para saber se o órgão vai ajudar no custeio das despesas, mas ainda não recebeu resposta.
Iago Victor dos Santos deixa a namorada, que também mora na Europa, a mãe e três irmãos. Antes da tragédia, o jogador, que morava no exterior há três anos, mantinha o desejo de visitar a família ainda em 2022. (GE)