O Santos estreou com vitória na Copa do Brasil, nesta quinta-feira (23), diante do Ceilândia, batendo o adversário por 1 a 0. Assim, o Peixe garantiu sua classificação para a segunda fase da competição, num jogo em que dominou, mas só conseguiu abrir o marcador no segundo tempo, após perder diversas chances. Na próxima fase, a equipe irá enfrentar Iguatu ou América-RN, que se enfrentam no dia 2 de março. O gol foi marcado pelo zagueiro ex-jogador do Cuiabá, Joaquim, que defendeu o Dourado na temporada passada.

Primeiro tempo

Já no início, o Santos mostrou sua força, mas não sua precisão. Logo nos primeiros minutos, Ângelo perdeu grande chance ao chutar por cima. Posteriormente, foi a vez de Mendoza desperdiçar excelente chance após cruzamento, chutando para fora. Marcos Leonardo ainda bateu uma falta na trave e Ângelo bateu para defesa de Henrique Marchesan. Mas o Ceilândia respondeu com Milla, que recebeu de China e chutou em cima de Felipe Jonatan. E os brasilienses só não marcaram porque João Paulo salvou chute à queima-roupa de Doglão.

Santos bateu o Ceilândia e se garantiu na segunda fase da Copa do Brasil – Raul Baretta/Santos FC

Segundo tempo

O Santos continuou em cima do Ceilândia, mas seguia pecando na pontaria. A partir de então, o jogo diminuiu de intensidade, com o Santos só voltando a atacar com mais volume depois dos 25 minutos. Foi justamente nesse momento que veio o gol. Garçom da temporada com três assistências, Lucas Lima cobrou escanteio e o zagueiro Joaquim subiu alto para cabecear e fazer seu primeiro gol com a camisa santista. A dupla foi contratada em 2023 e rendeu uma vitória importante ao Peixe.

O time da casa, que a essa altura precisava virar o placar para se classificar, até foi para cima e teve uma chance em chute de Felipe Clemente, para fora. Mas o marcador terminou mesmo favorável ao Peixe, classificado à segunda fase.

Veja o gol de Joaquim

CEILÂNDIA 0x1 SANTOS – Primeira rodada da Copa do Brasil
Data e horário: 23/02/2023, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Serejão, Taguatinga (DF)
CEILÂNDIA: Henrique Marchesan; Júlio César, Euller, João Afonso e China; Andrey (Werick, 27’/2ºT), Geovane e Doglão (Felipe Cirne, 7’/2ºT); Milla (Wisley, 27’/2ºT), Gabriel (Felipe Clemente, 22’/2ºT) e João de Deus (Maycon, 27’/2ºT). Técnico: Adelson de Almeida.
SANTOS: João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan (Lucas Pires, 38’/2ºT); Rodrigo Fernández, Dodi (Vinícius Balieiro, 38’/2ºT) e Lucas Lima (Lucas Barbosa, 30’/2ºT); Ângelo (Lucas Braga, 12’/2ºT), Marcos Leonardo e Mendoza (Ivonei, 12’/2ºT). Técnico: Odair Hellmann.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Cartões amarelos: Andrey, Maycon, Euller (CEI); Marcos Leonardo (SAN)
Gol: Joaquim, 28’/2ºT (0-1) (Jogada 10)