O senador Jayme Campos recebeu, nesta quarta-feira (14) em Brasília, o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski. Na visita, solicitada por Zanin, o advogado apresentou seu currículo e teve a confirmação do apoio do senador à sua indicação. Na próxima semana a Comissão de Constituição e Justiça vai sabatinar Zanin, que também deverá ter seu nome apreciado pelo Plenário da Casa.
“O Dr Zanin é um profissional muito bem preparado para a função e terá a oportunidade de esclarecer mais a fundo seu currículo quando for ouvido pelos senadores. Conheço sua trajetória e ele terá meu apoio para integrar o Supremo Tribunal Federal”, afirmou Jayme.
Zanin tem 47 anos, é natural de Piracicaba e graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Em sua atuação profissional destacam-se ações nos campos do Lawfare e direito internacional, quando foi advogado do presidente Lula; direito eleitoral, como co-coordenador jurídico da eleição presidencial de 2022; direito falimentar, com atuação no caso Transbrasil; entre outros.