Após pressão do governo Mauro Mendes (União) para que a deputada Janaina Riva (MDB) não fosse escolhida como primeira-secretaria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), os deputados chegaram em um consenso e indicaram Doutor João (MDB) como primeiro-secretário na chapa encabeçada por Max Russi (PSB).
O acordo é a sinalização de um recuo do grupo que apoiava Janaina Riva (MDB) e que já havia assinado um documento a indicando como candidata à primeira-secretaria. Apesar do “passo atrás” a indicação de um candidato está nas mãos dos legisladores.
O Gazeta Digital apurou que o entendimento ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) após avaliação da situação. Na avaliação dos parlamentares, o objetivo é manter o clima amistoso entre Legislativo e Executivo construído nos últimos anos. A manutenção da disputa poderia rachar os grupos na Assembleia e criar uma situação ruim.
Diante disso, o grupo decidiu recuar do nome da parlamentar, mas com a autonomia para indicar outro nome, e não aceitar os apresentados pelo Palácio Paiaguás, como Beto 2 a 1 (União), Dilmar Dal Bosco (União) e Carlos Avallone (PSDB).
Doutor João está em seu segundo mandato como deputado e é respeitado entre os seus pares, por conta de sua atuação discreta e conciliativa na Assembleia. A sua indicação também contempla o MDB, que tem 4 parlamentares.
O acordo também contou com a atuação do atual presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), que decidiu agir após subir a tensão entre o governador Mauro Mendes e Janaina Riva. As inscrições da chapa ocorrerão entre o dia 2 e 5 de agosto. E a eleição acontecerá na sessão do dia 7 com voto secreto.
(GD)