Vice-presidente da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) prevê que a Casa de Leis terá de seis a 10 novos parlamentares na próxima legislatura (2027-2031).

A eleição de 2026 vai eleger 27 deputados estaduais, três a mais do que o Legislativo tem atualmente. Isso ocorre devido ao aumento da população de Mato Grosso, conforme o Censo de 2022.

Janaina apontou que os deputados que buscarem a reeleição deverão conseguir, mas a Casa poderá receber número considerado de “caras novas”.

E isso deve acontecer porque parlamentares que são candidatos a prefeito podem vencer a disputa e não concorrerão ao pleito de 2026. Eduardo Botelho (União), por exemplo, concorre em Cuiabá, enquanto Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL) disputam em Rondonópolis.

Há ainda outros parlamentares que devem se aventurar na disputa ao Congresso Nacional. Janaina, inclusive, já se posiciona como uma pretensa candidata ao Senado.

“Acho que a Assembleia vai seguir essa tendência de baixa renovação. Hoje os deputados têm uma estrutura boa para se trabalhar para conseguir um mandato de reeleição, mas nós temos deputados que não concorrerão”, disse.

“Que seria o meu caso, o caso do próprio Botelho, o caso do próprio Thiago Silva e outros deputados também que estão vislumbrando até umas candidaturas. Tem alguns colegas falando em candidatura federal”.

“E nós teremos mais três novas cadeiras, também é importante lembrar. Então, sobra margem para a gente pensar, quem sabe, que serão de seis até dez deputados com essas cadeiras novas”, completou.

(MidiaNews)