A vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Janaina Riva (MDB), avaliou de forma positiva o anúncio do chefe da Casa, Eduardo Botelho (UB), sobre sua saída do União Brasil. Porém, a deputada fez um “adendo”, acrescentando que Botelho deve procurar um partido em que seja o principal candidato à Prefeitura de Cuiabá, afastando-se de disputadas internas, a exemplo da queda de braço com o atual secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (UB).
Janaina não acredita que a agremiação presidida em Mato Grosso pelo governador Mauro Mendes (UB) tenha “fechado as portas”, conforme a declaração de Botelho, mas que a grande questão dentro do União foi o projeto eleitoral que excluía o colega de AL da jogada.
“Não acho que fecharam as portas. As portas continuam abertas, mas o partido tem um projeto que é prioritário, então, para ele é melhor ficar mais solto, inclusive, com a possibilidade de compor com o União Brasil. Não vejo como uma fechada de portas, mas ele precisa encontrar um caminho onde ele seja o principal candidato”, disse Janaina Riva nesta segunda-feira (7).
A vice-líder da AL observou que convites não faltam. PSB, PSD, Republicanos e até o próprio MDB já sinalizaram interesse de ter Botelho dentro do grupo. Agora, o momento é de analisar friamente a melhor alternativa que aglutine a maior possibilidade de alianças.
“O Botelho está com tantos convites de partido. Tinha dito pra ele sobre o MDB, tem o Republicanos, tem o PSB, tem o PSD, vários partidos que já o convidaram e ele entende que chegou a hora de tomar uma decisão em relação à saída dele no União Brasil. Vejo que ele já está com a opinião formada com relação a essa saída, mas ainda não definiu para qual partido ele vai”, falou a deputada.
“Acho até que está sendo inteligente na estratégia de esperar um pouquinho mais. A política vai se acomodando, a gente vai vendo os candidatos que vão ficando para depois ele escolher o partido que vai migrar. Mas acredito que ele está correto em desfiliar e começar a pensar agora em novos rumos, novos caminhos, especialmente com os resultados das últimas pesquisas, que são muito animadores”, observou.
(HNT)