Os animais da família Syngnathidae chamam a atenção pelos hábitos incomuns de reprodução. Isso porque cabe ao macho gestar os filhotes, depois que os ovos foram gerados pela fêmea. Nesse pequeno grupo, o cavalo-marinho é a espécie mais conhecida, mas dragões-marinhos e peixes-cachimbo também fazem parte da família.
Ver de perto o processo reprodutivo desses animais é um verdadeiro privilégio e a fotógrafa Jules Casey já teve essa sorte mais de uma vez. Ela é especializada em registros da vida marinha e divide com seus seguidores as imagens que captura nas águas da Austrália.
Em um de seus mais recentes vídeos, é possível ver um macho de dragão-marinho carregando diversos ovos na parte inferior do corpo. Ele está gestando seus filhotes e nada tranquilamente, sem fazer movimentos bruscos.
O mais bacana é que, através do perfil de Instagram de Jules, é possível ver o contraste entre a gestação de dragões-marinhos e cavalos-marinhos. Em um outro vídeo, a fotógrafa registrou o momento em que uma fêmea de cavalo-marinho transfere seus ovos para o macho.
Nas imagens, não é possível ver os ovinhos em si, pois eles ficam armazenados dentro do corpo, numa bolsa incubadora frontal. Assim, durante o processo reprodutivo, os cavalos-marinhos passam a ter uma espécie de “barriga de gravidez”, o que é completamente diferente do que observamos no dragão-marinho.
(Redação Galileu)