O técnico Ivo Vieira, que começou a temporada 2022 no Gil Vicente, onde não teve uma boa passagem e foi recentemente demitido, está muito próximo de assinar com o Cuiabá para a temporada 2023 do Campeonato Brasileiro0 da Série A. Ele deve assumir no lugar do português António Oliveira que neste ano alcançou o objetivo da permanência do Dourado na elite.

Ivo Vieira está em negociação com o Cuiabá para fechar por por uma temporada.

Vieira nasceu em Machico, Madeira e toda a sua carreira profissional de dez anos foi passada no CD Nacional local, que representou nos três principais escalões desde que foi promovido ao plantel principal aos 18 anos. Ele também atuou como capitão de sua equipe.

De 2002 a 2004 , Vieira disputou a Primeira Liga. Na última temporada, ele contribuiu com 19 partidas para ajudar seu time a alcançar a quarta posição, sua melhor colocação de todos os tempos.

(Foto: Vitor Garcez)

Carreira de treinador

Depois de se aposentar com apenas 28 anos, Vieira passou a trabalhar como treinador, primeiro sendo nomeado subgerente do Nacional sob o comando de Casemiro Mior . Em 14 de março de 2011, após uma passagem pelos juniores do clube, ele assumiu as rédeas do time titular após a demissão de Predrag Jokanović.

Em 20 de janeiro de 2013, Vieira foi anunciado como o novo treinador do CS Marítimo B. No início de março de 2015, após a demissão de Leonel Pontes , foi nomeado seu sucessor no comando da equipe principal, levando o clube à final da Taça da Liga no mês seguinte, depois de se ter eliminado o Porto.

A 27 de maio de 2016, Vieira foi nomeado para o CD Aves , clube da Segunda Liga , por um ano. Ele saiu em 15 de fevereiro de 2017,  após uma sequência de um ponto em quatro jogos.

Vieira tornou-se treinador da Académica de Coimbra em maio de 2017, afirmando o seu objetivo de acabar com o exílio da primeira divisão.  Ele saiu em novembro com o time em sexto e assumiu o comando do GD Estoril Praia,  saindo após o rebaixamento para a primeira divisão.

A 28 de maio de 2018, Vieira assinou contrato de um ano com o Moreirense FC. Saiu no final deste contrato, tendo levado a equipa de Moreira de Cónegos ao melhor sexto lugar e em junho de 2019 foi contratado pelo vizinho Vitória SC.  Depois de terminar em sétimo em sua única temporada, ele anunciou um ano sabático para passar um tempo com sua família.

Vieira foi nomeado treinador do Al Wehda Club na Liga Profissional Saudita a 10 de setembro de 2020. Saiu por mútuo consentimento no dia 2 de fevereiro seguinte, com a equipe em 10º lugar.

A 8 de março de 2021, Vieira regressou ao escalão principal do seu país ao serviço do Famalicão. Vieira  foi demitido em 19 de dezembro de 2021, tendo somado 11 pontos em 15 jogos e com o Famalicão em 16º. No dia 28 de junho seguinte, substituiu Ricardo Soares no Gil Vicente FC por um contrato de dois anos.  Ele foi afastado do cargo em 2 de novembro, após quatro derrotas consecutivas.