Nos acréscimos, o Ituano buscou o empate com o Grêmio na noite desta segunda-feira, no Novelli Júnior, e tirou o time gaúcho do G-4 da Série B. O Galo jogou melhor, especialmente no primeiro tempo, acumulou bolas na trave, mas saiu atrás do Tricolor em gol de Diego Souza. Na insistência, Lucas Nathan chegou ao empate aos 47 minutos do segundo tempo.

Primeiro tempo

O Ituano dominou de cabo a rabo a etapa inicial. O time paulista acertou duas vezes a trave de Brenno, que evitou o gol de Gerson Magrão em uma oportunidade e trabalhou em chute de Rafael Elias. O Galo se impôs naturalmente no meio-campo gremista, palco da principal mudança para a partida. O jovem Gabriel Silva ganhou a chance, mas foi mal na partida. No entanto, mais do que isso, o Grêmio não funcionou coletivamente. O Ituano conseguia recuperar rapidamente a bola e se posicionou melhor em campo. A frase de Nicolas na ida ao vestiário deixa clara a superioridade do Ituano sobre o Grêmio: “ainda bem que não tomamos o gol”.

Segundo tempo

Roger mexeu em duas posições no Grêmio e voltou mais ofensivo, com Elkeson e Campaz. Mas com 1 minuto jogado, Bernardo já obrigou Brenno a voar para evitar o gol outra vez. O segundo tempo parecia ter roteiro semelhante quando, em cobrança de escanteio, Gabriel Teixeira levantou na área e Diego Souza abriu o placar. Dominou no peito e fuzilou na única chance que teve em campo. O Ituano se manteve melhor, mas sem tantas oportunidades criadas na etapa final, enquanto o Grêmio melhorou consideravelmente sua apresentação. Quando tudo se encaminhava para a vitória dos gaúchos, nos acréscimos, Lucas Nathan empatou o jogo ao aproveitar jogada pelo alto. Bernardo escorou cruzamento na área para Nathan balançar as redes.

Insistência e empate no fim

O Ituano, no geral, foi melhor que o Grêmio na partida da noite desta segunda-feira. Ainda assim, saiu atrás no início do segundo tempo. Mas se manteve sempre no campo ofensivo, perto da meta adversária. O caminho mais comum foi justamente as bolas aéreas. Os cruzamentos entraram na área gremista e foi assim que Bernardo escorou para Lucas Nathan empatar aos 47 minutos do segundo tempo. A origem da jogada foi o lado direito de ataque do Galo, também o caminho mais comum usado para levar perigo.

Grêmio aproveita uma única chance

Quando as coisas pareciam sem rumo para o Grêmio, surgiu a figura de quem resolve. Diego Souza, o artilheiro da Série B com quatro gols, atacou novamente. O Tricolor, a rigor, teve uma oportunidade clara de gol. A bola morreu no ombro do centroavante do Grêmio, que empurrou para as redes. Foi insuficiente para a vitória.

Na tabela

Com o resultado, o Ituano ficou na 8ª colocação, com nove pontos. O Grêmio acabou a rodada com 11 pontos, na 6ª posição, fora do G-4.

Agenda

O Ituano encara o Operário no próximo sábado, às 11h, no Germano Kruger, em Ponta Grossa, no interior do Paraná. Já o Grêmio recebe o Criciúma na próxima quinta-feira, às 19h, na Arena. (GE)