O secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, advogado Irajá Lacerda, foi nomeado na noite de quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Ele é o segundo, no chamado “poder da caneta”, na pasta que possui o comando do senador Carlos Fávaro (PSD).
Irajá Rezende de Lacerda nasceu em Cáceres (MT), em 1983. Ele é filho do ex-deputado e atual suplente de senador José Lacerda Filho (PSD); e sobrinho do ex-senador e ex-governador Márcio Panoff de Lacerda. É formado em Direito pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso, desde 2008.
Iniciou as atividades como advogado em 2008, atuando na área de Direito Agrário e Direito Ambiental. Já foi presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB/MT entre 2017 e 2020, e presidiu a Câmara Setorial Temática de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 2017.
Vale destacar também que José Lacerda se filiou ao PSD no fim do mês passado. A entrada no partido, inclusive, era uma das condições para que Fávaro pudesse assumir o cargo no alto escalão do governo petista. Por outro lado, a mudança de partido foi vista como uma “traição” para o deputado Carlos Bezerra, presidente do MDB de Mato Grosso, legenda o qual José Lacerda foi filiado durante anos.
Em 2020, Irajá Lacerda assumiu o cargo de chefe de gabinete do então senador Carlos Fávaro.