O Mundial Sub-20 conhecerá nesta sexta-feira os grupos da edição que será disputada de 20 de maio a 11 de junho na Argentina. O sorteio acontece a partir das 11h (de Brasília), na sede da Fifa, em Zurique, e o Brasil está no pote 2 por conta das ausências em três das últimas cinco edições. A expectativa é de que as cidades que receberão os jogos também sejam confirmadas.
Na equipe brasileira, uma das novidades é a presença do lateral atacante Rikelme, da equipe do Cuiabá. O jogador foi convocado recentemente para sua primeira participação na seleção. Essa foi a primeira vez que um jogador do Dourado recebeu convocação para uma equipe da seleção.
Troféu do Mundial Sub-20, que será disputado na Argentina — Foto: Fifa/Site oficial
O Brasil já enfrentou seis dos países classificados e está invicto. A Copa do Mundo da categoria conta com 24 seleções, que serão divididas em seis grupos. Avançam para as oitavas de final os dois primeiros de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados.
Desde o início do ciclo com Ramon Menezes, foram três vitórias sobre o Uruguai, duas sobre o Equador, uma vitória e um empate com a Argentina, uma vitória contra República Dominicana e Uzbequistão, além de dois empates com a Colômbia. Desses, apenas colombianos e equatorianos, que também estão no pote 2, não podem ser adversários na primeira fase.
- Pote 1: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, França, Senegal e Itália
- Pote 2: Inglaterra, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Brasil, Equador e Colômbia
- Pote 3: Nigéria, Uzbequistão, Japão, Iraque, Honduras e Fiji
- Pote 4: Guatemala, República Dominicana, Gâmbia, Israel, Eslováquia e Tunísia
A divisão da Fifa leva em conta também o direcionamento para que mais de dois países de mesma confederação não fiquem no mesmo grupo. Campeão na penúltima edição, em 2017, a Inglaterra está ao lado do Brasil no pote 2, por exemplo, uma vez que França e Itália têm melhor média desde a disputa de 2011.
Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-20 com campanha invicta — Foto: EFE
Campeão sul-americano, o Brasil está na Espanha para a última série de amistosos preparativos. Na última quarta-feira, a equipe fez 1 a 0 na República Dominicana, que está no pote 4. No sábado, o rival será o Uzbequistão, que faz parte do pote 3 e já foi superado pela Seleção em amistoso no Uruguai no ano passado. Já na terça-feira, o adversário será o Iraque, do pote 3.
A competição tem sido importante para que Ramon abra o leque de opções diante da dificuldade para contar com a liberação de peças importantes. Dos 23 convocados para a viagem para Espanha, apenas sete puderam se apresentar ao treinador. Para o Mundial, há a promessa da presença de nomes importantes como Andrey Santos, do Vasco, e Vitor Roque, do Athletico.
Estádios do Mundial serão anunciados
O evento contará com a presença do presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA), Chiqui Tapia, além de ex-jogadores batizados como lendas da Fifa. A previsão é de que sejam confirmadas as cidades de Mendoza, La Plata, Santiago del Estero e San Juan como sedes da competição.
Estádio Ciudad de La Plata é um dos previstos para o Mundial Sub-20 — Foto: Agência AFP
Desde o início, já se sabia que a capital Buenos Aires não entraria no mapa, principalmente estádios históricos como o Monumental de Nuñez e La Bombonera. De acordo com a imprensa argentina, dois grupos vão ficar em Mendoza, dois em La Plata (que receberia a final), um em Santiago del Estero (que receberia a partida de abertura) e outro em San Juan. (GE)