Pressionado pela torcida depois da eliminação em casa para o Flamengo, nas quartas de final da Copa Libertadores, o técnico Odair Hellmann não quis dar sopa para o azar e surpreendeu ao escalar o Internacional com força máxima neste sábado. A escolha deu certo e o time venceu o Botafogo, por 3 a 2, no Beira-Rio, pela 17ª rodada do Brasileirão.

A expectativa era que o Internacional utilizasse os reservas por conta do jogo de quarta-feira, contra o Cruzeiro, em casa, pela semifinal da Copa do Brasil. Em Belo Horizonte, o time gaúcho venceu por 1 a 0 e tem a vantagem do empate.

O resultado positivo, com direito a gol de Nico López depois de 24 jogos, colocou o Internacional na zona de classificação para a Libertadores, em sexto lugar, com 27 pontos. Já o Botafogo estacionou nos 23 e segue na décima colocação.

FOI PARA CIMA
Com todos os jogadores considerados titulares em campo, o Internacional foi para cima do Botafogo desde o início, mas tinha dificuldades para criar, tanto que a primeira grande oportunidade veio aos 22 minutos. Edenilson desceu em velocidade e bateu colocado. Gatito Fernández espalmou para escanteio.

O Botafogo assustou na sequência, quando Alex Santana aproveitou cruzamento e, de bicicleta, mandou por cima do travessão. Aos 34, Santana soltou a bomba de fora da área pela linha de fundo. Na sequência, também de longa distância, Luiz Fernando acertou o travessão de Lomba.

Quando o time carioca estava melhor em campo, o Internacional abriu o placar aos 43 minutos com a “Lei do Ex”. Rafael Sóbis cobrou escanteio na primeira trave e Rodrigo Lindoso desviou de cabeça. Os botafoguenses reclamaram de falta na disputa da bola, mas o árbitro validou o gol.

Lindoso, agora no Inter, comemora gol contra seu ex-clube

COMEÇOU COM TUDO

O técnico Eduardo Barroca voltou do intervalo com duas alterações: uma forçada – Diego Cavalieri no lugar de Gatito Fernández – e outra por opção – Fernando na vaga de Lucas Campos. E o empate quase veio com Cícero. Marcelo Lomba fez grande defesa.

No lance seguinte, aos sete, Nico López desceu em velocidade e passou para Edenilson, que invadiu a área e bateu na saída de Diego Cavalieri. Dois minutos depois, Alex Santana diminuiu para o Botafogo, o gol foi anulado após consulta do VAR, que viu um toque de mão do lateral Marcinho na origem do lance.

Aos 15, Marcinho arriscou de fora da área e Lomba espalmou. Um minuto depois, Diego Souza aproveitou cobrança de escanteio e diminuiu para o Botafogo. Na sequência, Nico López passou fácil por dois marcadores, invadiu a área e bateu para defesa de Diego Cavalieri, que salvou novamente em finalização de Guerrero.

JOGO BOM
O jogo era aberto, com os dois times buscando o gol. Aos 23, João Paulo desviou de cabeça e Lomba segurou. O placar foi fechado aos 37 minutos. No contra-ataque, Nico López tabelou com Lindoso e bateu na saída de Diego Cavalieri, encerrando um jejum de 24 jogos. Nos acréscimos, Marcinho descontou para o Botafogo.

PRÓXIMOS JOGOS
O Internacional volta a campo no próximo sábado, contra o São Paulo, às 19 horas, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e o Botafogo recebe o Atlético-MG no domingo, às 16 horas, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Os jogos são válidos pela 18ª rodada. (Futebol Interior)