Na noite deste domingo (8), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Internacional visitou o Juventude, no clássico gaúcho desta Série A-2022. Não fez grande partida. Vencia por 1 a 0, gol do zagueiro Vitão, no início do segundo tempo, mas cedeu o empate nos acréscimos, com Óscar Ruiz. O Colorado foi aos oito pontos, em oitavo lugar. O Juventude, com três pontos, está em 18º lugar, na zona de rebaixamento.
A partida marcou a reestreia de Alan Patrick, de volta ao Colorado após oito anos. Ele entrou na etapa final e teve atuação discreta. Mas quase fez o gol da vitória no último lance do jogo.
O fato lamentável foi um princípio de briga entre organizadas de Internacional e Juventude que só foi arrefecida após a chegada da polícia militar. Historicamente o Juventude tem amizade com o Grêmio e o Internacional com o outro grande de Caxias do Sul, o Caxias.
Primeiro tempo
O Internacional entrou com duas mudanças, as entradas de Dourado no lugar de Gabriel e David na vaga de Maurício. Mas o time começou muito mal. Errando passes e com posicionamento ruim, o Colorado, desorganizado, viu o Juventude dominar, Chico centralizou as jogadas dos donos da casa e ter as boas chances. Na melhor, Pitta, recebeu de Chico e, na cara do goleiro Daniel, isolou. Apenas nos últimos dez minutos o Inter equilibrou o jogo e foi finalizar pela primeira única vez , uma cabeçada de Edenílson (quase gol) aos 40.
Segundo Tempo
O Internacional voltou com Pedro Henrique na vaga de Alemão e no primeiro minuto chegou ao gol. De Pena cobrou falta para área e o zagueiro Vitão cabeceou par abrir o placar e fazer o seu primeiro gol como profissional. O Inter se agigantou, teve uma bola na trave, numa cabeçada de David e Pedro Henrique perdeu uma boa chance em contra-ataque. Mas depois dos 20 minutos o Juventude passou a dominar e teve pelo menos quatro chances, todas defendidas por Daniel que se tornou o melhor em campo.
Nos acréscimos, o jogo pegou fogo. Aos 47, Moccelin cobrou falta que Óscar Ruiz cabeceou para empatar. E, aos 50, Alan Patrick teve a chance de recolocar o Inter na frente. Cobrou fata para Cesar fazer grande defesa. No fim, 1 a 1.
JUVENTUDE 1X1 INTERNACIONAL
5ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 8/5/2022
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares (Paulo Henrique, aos 39′ do 2ºT) , Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus (Busanello, aos 16′ do 2ºT); Yuri, Jadson (Vitor Gabriel, aos 29′ do 2ºT) e Darlan (Oscar Ruiz, no Intervalo); Chico, Parede (Paulinho Moccelin, aos 18′ do 2ºT) e Isidro Pitta. Técnico: Eduardo Baptista
INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Vitão, Bruno Méndez e Renê; Rodrigo Dourado, Edenílson (Gabriel, aos 40′ do 2ºT), De Pena, Wanderson (Caio Vidal, aos 34′ do 2ºT) e David (Alan Patrick, aos 25′ do 2ºT); Alemão (Pedro Henrique, no Intervalo). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Vitão, a 1′ do 2ºT (1-0); Óscar Ruiz, aos 47′ do 2ºT (1-1)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Luiz Claudio Regazone (ambos RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões Amarelos: William Matheus, Jadson, Darlan (JUV); Wanderson, Pedro Henrique (INT)