O Inter segue líder isolado do Brasileirão. Mas deixou dois pontos pelo caminho ao sofrer um gol nos acréscimos e empatar por 2 a 2 com o Bahia na tarde deste domingo, no Beira-Rio, pela 8ª rodada. Rodriguinho colocou os visitantes à frente no primeiro tempo, mas Patrick e Thiago Galhardo, de pênalti, viraram para o Inter. Até Rodinei cometer pênalti fora do lance de jogo, aos 50 minutos do segundo tempo. A arbitragem marcou, com a ajuda do VAR, e Claysou deixou tudo igual.

Na tabela

Mesmo com o empate, o Inter mantém a liderança do Brasileirão, com 17 pontos. Mas o Colorado vê a vantagem para o vice-líder São Paulo cair para apenas um ponto. Já o Bahia chega a nove pontos, com um jogo a menos, e atualmente é o 11º colocado.

Thiagol Galhardo

Tem Thiago Galhardo, tem gol. Para alegria dos cartoleiros e cartoleiras – e da torcida do Inter – o meia-atacante fez mais um, de pênalti, no segundo tempo. Ainda deu uma asistência para o gol de Patrick, no primeiro tempo. O camisa 17 se isolou como artilheiro do Inter na temporada, com 11 gols, um a mais do que Paolo Guerrero. É também o líder em assistências do elenco, com sete, e o artilheiro do Brasileirão, com seis.

Gol do Internacional! Thiago Galhardo cobra pênalti e vira o jogo, aos 22' do 2T

Thiago Galhardo cobra pênalti e vira o jogo, aos 22′ do 2T

Pênalti marcado e VAR em ação

Aos 18 minutos do segundo tempo, D’Alessandro cruzou uma bola da direita na área do Bahia e Cuesta subiu para tentar o cabeceio, mas caiu após sofrer uma carga de Gregore, por trás. O árbitro Braulio da Silva Machado marcou a penalidade imediatamente, e foi cercado pelos jogadores do Bahia. Após muita reclamação e demora para checagem do VAR, ele foi rever o lance no vídeo e confirmou a penalidade. Lance acertado, na opinião de Sálvio Spinola, na Central do Apito: “Essa ação nas costas é uma carga. Essa carga é falta dentro da área. Para mim, pênalti bem marcado”.

Pênalti para o Inter! Cuesta é empurrado na área, aos 18' do 2T

VAR em ação e pênalti marcado

O Inter já comemorava mais três pontos quando outra penalidade mudou o resultado. Aos 50 minutos do segundo tempo, Rodinei cometeu falta em Élber dentro da bola, em lance sem a bola, que estava do outro lado do campo. A arbitragem não viu a infração, mas o lance não escapou dos olhos do VAR. Após checar o lance no vídeo, Braulio da Silva Machado confirmou o pênalti para o Bahia. Foi a vez dos colorados reclamarem, mas sem razão, segundo Sálvio Spinola. “O Rodinei, em nenhum momento, vai disputar a bola. O VAR é para essa tipo de lance, fora da visão do árbitro”, disse o comentarista.

Técnico interino

O Bahia ainda não anunciou um substituto para Roger Machado, demitido na última quarta-feira. O auxiliar técnico Cláudio Prates comandou a equipe de forma interina no Beira-Rio e promoveu mudanças no time titular. O goleiro Matheus Claus e o zagueiro Ernando ganharam as vagas de Anderson e Lucas Fonseca, respectivamente. Com um meio-campo mais encorpado, com Ronaldo e Gregore, Rossi acabou no banco de reservas. O rendimento em campo melhorou, mas o resultado não: o tricolor baiano chega a cinco partidas sem vitórias.

Agenda

Os dois times voltam a atuar pelo Campeonato Brasileiro no meio de semana. Na quinta-feira, dia 10, o Inter recebe o Ceará, às 19h15 (de Brasília), no Beira-Rio. Na mesma data e horário, o Bahia recebe o Grêmio, no Pituaçu. (Globo Esporte)