Inter, Grêmio e Juventude solicitaram, através da Federação Gaúcha de Futebol, a suspensão dos jogos dos clubes gaúchos pelos próximos 20 dias, seja como mandante ou visitante. A medida seria válida para todas as competições nacionais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se manifestou, mas já analisava a situação ao longo do dia em contatos com autoridades, clubes e até com a Conmebol.

A iniciativa feita por meio da FGF e já enviada para a CBF por meio do presidente Luciano Hocsman. Os clubes estão com atividades suspensas desde o fim da semana passada. Inter e Juventude treinaram no último sábado, enquanto o Grêmio não tem atividade desde a sexta-feira.

Existe a possibilidade de uma manifestação da entidade ainda nesta segunda-feira. O Inter tem duelo com o Juventude marcado para a próxima sexta-feira, dia 10 de maio, no Beira-Rio. O jogo já foi adiado na semana passada.

Em Porto Alegre, Beira-Rio e Arena estão alagados desde o fim de semana. As imagens dos gramados completamente tomados pela água circulam desde esta segunda-feira.

Desde a semana passada, o Rio Grande do Sul sofre com os efeitos das fortes chuvas. Conforme o último balanço da Defesa Civil, o número de mortos subiu para 83 pessoas nesta segunda-feira. Há 111 pessoas desaparecidos e 291 feridas. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba estava em 5,26 metros, 2,30 metros acima da cota de inundação.

Confira a nota do Inter

Diante do estado devastador de calamidade pública e da tragédia avassaladora que assolam nossa cidade e estado, o Sport Club Internacional fez um apelo via Presidente Luciano Hocsman, da Federação Gaúcha de Futebol, solicitando à Confederação Brasileira de Futebol a suspensão de todos os jogos do clube por 20 dias.

A prioridade absoluta nesse momento é o apoio para a garantia de vida das milhares de pessoas atingidas e a avaliação e restauração do mínimo de infraestrutura necessária para garantir a segurança de todos aqueles que participam de um evento esportivo. Pedimos compreensão, solidariedade, empatia e apoio imprescindíveis neste momento tão delicado e extraordinário. (GE)