Foi uma noite emocionante e histórica em Porto Alegre. Com o apoio de 40 mil torcedores, o Internacional goleou o Colo-Colo, de virada, por 4 a 1, e garantiu vaga nas quartas de final da Sul-Americana. A mobilização iniciou horas antes da bola rolar. A torcida colorada protagonizou “as ruas de fogo” nas imediações do estádio Beira-Rio. O ambiente de confiança reacendeu a chama na relação entre time e torcida.

A noite de gala, no entanto, teve os seus percalços e os seus momentos de tensão. Os chilenos saíram na frente em um lance fortuito aos 12 da etapa inicial. A bola ficou viva na área e Lucero sofreu pênalti de Daniel. Costa converteu a cobrança e ampliou a vantagem chilena para 3 a 0 no placar agregado. O panorama mundou em um intervalo de três minutos. Alan Patrick, aos 28, e Edenilson, aos 31, iniciaram a remontada. Na etapa final, com Taison inspirado, domínio vermelho e adversário atordoado, o time de Mano Menezes buscou a classificação. Alemão, de joelho esquerdo, após cobrança de escanteio de Edenilson, fez o terceiro aos 14 minutos. Pedro Henrique, aos 28, marcou o quarto em jogada pelo lado direito. O lance foi revisado pelo VAR, gerou apreensão, mas Darío Herrera validou o gol. O Colo-Colo foi para cima e deixou espaços. O Inter desperdiçou chances para ampliar o escore em contra-ataques. O Gigante da Beira-Rio rugiu no apito final. Goleada e passaporte carimbado rumos às quartas de final.

PASSAPORTE CARIMBADO

O Inter está classificado para as quartas de final da Sul-Americana para enfrentar o vencedor de Deportivo Cali-COL e Melgar-PER, que entram em campo nesta quarta, às 21h30, no Estadio Monumental Virgen de Chapi. No jogo de ida, na Colômbia, empate por 0 a 0. O Colo-Colo está eliminado do torneio continental.

PRIMEIRO TEMPO

Apesar do ambiente favorável e do apoio de 40 mil colorados, o Inter não conseguiu se impor nos primeiros minutos. Aos 12, em lance fortuito da equipe chilena, a bola ficou viva na área, e Daniel cometeu pênalti em Lucero. O meia Costa converteu. O goleiro colorado passou a ser vaiado. A primeira chance colorada foi com De Pena, que parou em Cortês aos 20. O cenário do jogo mudou a partir dos 28 minutos. Aos trancos e barrancos, Pedro Henrique disputou com a zaga e a redonda sobrou para Alan Patrick empatar de pé direito. Aos 31, em jogada bem elaborada, Edenilson aproveitou o rebote para pegar bonito de pé esquerdo e virar o marcador. Os ares de preocupação voltaram aos 37 com a lesão de Alan Patrick, que deu lugar a Taison. Os chilenos arrefeceram o ímpeto vermelho e administraram o resultado até o intervalo. O time de Mano Menezes foi para o vestiário sob aplausos.

Edenilson comemora gol pelo Inter contra o Colo Colo

Edenilson comemora gol pelo Inter contra o Colo Colo (Foto: Staff images/Conmebol)

SEGUNDO TEMPO

O Inter voltou disposto a pressionar, e o Colo-Colo a esfriar o jogo. Pedro Henrique, aos três, girou e bateu à esquerda com perigo. Solari, aos nove, arrematou e assustou Daniel. No embalo de Taison, a equipe cresceu e encurralou o adversário. Aos 14 minutos, após cobrança de escanteio de Edenilson e desatenção da defesa, Alemão, de joelho esquerdo, empurrou para rede e ampliou o escore. Mano apostou em David no lugar do centroavante aos 24. O gol da classificação saiu quatro minutos depois. Pedro Henrique recebeu em posição legal, arrancou pela direita e bateu cruzado no canto para levar o Beira-Rio à loucura. Os chilenos foram para cima, mas não exerceram pressão. Com espaços para contra-atacar, o Colorado ainda despediçou chances para aumentar a goleada. O estádio rugiu com o apito final de Darío Herrera. Inter classificado!

Alemão comemora gol do Inter sobre o Colo Colo

Alemão comemora gol do Inter sobre o Colo Colo (Foto: Staff images/Conmebol)

PREOCUPAÇÕES

Autor do gol de empate do Inter, Alan Patrick foi substituído por Taison aos 37 do primeiro tempo após acusar dores. O camisa 10 era o melhor em campo até a lesão. Bustos pediu para deixar o gramado após o quarto do gol do Inter, aos 28 da etapa final, e deu lugar ao zagueiro Kaique Rocha. Ambos serão reavaliados a partir desta quarta-feira.

AGENDA

Os jogos pelas quartas de final da Sul-Americana estão agendados para a primeira semana de agosto. O Inter volta a campo na próxima segunda-feira (11), às 20h, no estádio Beira-Rio, contra o América-MG, pela 16ª rodada do Brasileirão. O Colo-Colo recebe no domingo, às 18h30, o La Serena, pela 17ª rodada do campeonato chileno. (GE)