O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta terça-feira (10) um alerta com grau de severidade de grande perigo, inclusive com risco de morte por Hipertermia, em  várias regiões de Mato Grosso devido, em decorrência das altas temperaturas registradas. 

A advertência   iniciou nesta terça e segue até quarta-feira (11), em diversas cidades mato-grossense, com temperatura 5º C acima da média por período maior do que cinco dias.

Segundo o Inmet 28 cidades estão em alerta de grande perigo devido as altas temperaturas, são elas:

Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barão De Melgaço, Barra Do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Chapada Dos Guimarães, Cuiabá, Denise ,Diamantino, Dom Aquino,Itiquira, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora Do Livramento, Nova Brasilândia, Pedra Preta ,Poconé ,Porto Estrela, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio Do Leverger, São Pedro Da Cipa e Várzea Grande.

Em Cuiabá na quarta-feira (11), a temperatura mínima deve ser de 27°C, com a máxima chegando aos 40°C.

Na quinta-feira (12), os termômetros devem marcar 41°C, com a mínima de 28°C. Na sexta-feira (13) e no sábado (14) a temperatura deve ficar em 39°C durante o dia, com as mínimas variando entre 23°C e 24°C.

Durante todos os dias, a probabilidade de chuva em Cuiabá é de apenas 5%.

A semana também será quente em Várzea Grande com máxima de 41°C no próximo sábado. A probabilidade de chuva também é de 5%.

Em Chapada dos Guimarães,65 quilômetros de Cuiabá, a semana também será de sol intenso chegando a alcança máximas de 37ºC.