O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados com relação as abstenções dos inscritos do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Em Mato Grosso, 27% dos estudantes estiveram ausentes nas provas impressas e 49,3% nas provas digitais. Os dados foram divulgados às 23h de domingo (21).

Neste ano, se inscreveram 66.988 pessoas para a prova impressa e 3 mil para a prova digital, sendo assim pouco mais de 29% a menos se comparado com 2020. No ano passado foram 98.924 mil alunos inscritos no estado, o que corresponde a pouco mais de 29% a menos se comparado a 2021.

Apesar a redução no número de inscritos, alguns estudantes chegaram atrasados mas conseguiram passar “raspando” pelo portão de entrada para realizar a prova.

Um deles é um estudante de Cuiabá que se arrastou no portão na Universidade de Cuiabá (Unic). Algumas “torcedores” que estavam no local comemoraram a entrada dele.

O segundo dia do exame será no próximo domingo (28). Os participantes resolverão itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos do Enem 2021 até 1º de dezembro, conforme previsto em edital.

Reaplicação

Quem não compareceu a este primeiro dia do exame por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Enem 2021 (impresso e digital) poderá solicitar a reaplicação por meio da Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro. No momento da solicitação, será necessário anexar documentação que comprove a condição de saúde.

O participante que tiver a documentação aprovada poderá participar da reaplicação, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.