O Instituto Mato-grossense de Carne (Imac) fará parte da missão mato-grossense para a China, de 05 a 10 de novembro, na China Internacional Import. Expo (CIIE). O objetivo é o de promover a carne produzida no Estado por meio de uma programação no estande do Governo de Mato Grosso.
Dentre o planejamento do Imac está a apresentação do Portal da Carne de Mato Grosso, o potencial da produção de carne de alta qualidade, as oportunidades de parceria China e Mato Grosso para o comércio da carne bovina, o Observatório da Carne, além da degustação do MT Steak, corte selecionado em um reality que escolheu a carne que representa o estado.
“A Marfrig, frigorífico habilitado para exportação, vai produzir uma série do corte para ser levado para que os chineses e representantes de outros países tenham a oportunidade de conhecer a qualidade da carne mato-grossense”, comentou o diretor presidente do Imac, Caio Penido.
Um dos produtos do Imac, o portal Carne de Mato Grosso, é uma plataforma que fomenta a negociação das indústrias com o varejo mato-grossense como açougues, supermercados e restaurantes, mais uma forma de posicionar a qualidade da carne do Estado.
Por ora, o Portal Carnes de Mato Grosso trabalha apenas no mercado interno unindo indústria aos varejistas, mas futuramente deve ser uma ponte entre as indústrias exportadoras com mercados asiáticos, que são os principais compradores da carne bovina do Estado.
“Nós queremos, acima de tudo, evidenciar o potencial que Mato Grosso é para o mercado chinês. Vamos mostrar a qualidade do nosso rebanho bovino e apresentar a versatilidade do MT Steak, que é o nosso corte, sem osso e facilmente de ser exportado”, afirmou a diretora executiva do Imac, Paula Queiroz Sodré.
A delegação de Mato Grosso à China será liderada pelo governador Mauro Mendes e devem fazer parte ainda representantes do setor produtivo do Estado como Aprosoja-MT, Aprofir, Famato, Acrismat, Aprosmat, Acrimat, dentre outras associações.
A proposta é abrir novos mercados, diversificar a pauta de exportação e a consolidação de mercado na China dos produtos mato-grossenses. A CIIE é a maior vitrine de importação daquele país asiático e foi criada pelo presidente Xi Jiping em 2017. A intenção é facilitar que países e regiões em todo o mundo fortaleçam a cooperação econômica e comercial em nível global.
De janeiro a setembro de 2023, os abates de bovinos em Mato Grosso atingiram recorde para o período, atingindo 4,53 milhões de cabeças, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base nos dados do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). O volume é 22,16% maior do que o resultado obtido no mesmo intervalo de 2022.
(Da Assessoria)