A dona de casa Rosalina Antunes de Almeida, de 110 anos é mais uma das idosas que compõem o grupo de centenários que foram imunizados contra a Covid-19, na campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital.
“A gente ainda fica meio insegura, porém estamos mais tranquilos. Vamos ficar mais, depois que ela tomar a segunda dose acredito eu. A gente está sendo muito cauteloso com ela desde o começo dessa pandemia, meus irmãos só a visitam de 8 em 8 dias, usando máscara e sem chegar perto dela. Eu mesma, quando chego do mercado, deixo a roupa lá fora e tomo banho antes de me aproximar dela de novo”, disse a filha, Leonice Antunes de Almeida.
A história de Rosalina é de superação e milagre, conforme a Leonice, no dia 17 de fevereiro a mãe completou 4 anos que havia sido desenganada pelos médicos, que afirmou à família que ela teria somente mais 15 dias de vida.
“Ela estava internada após ter sentido uma dor muito forte nas costas, e os médicos não conseguiam descobrir o que ela tinha, então mandaram a gente levar ela para casa e falaram que ela tinha somente mais 15 dias de vida. Mas a gente levou ela no postinho de saúde e os médicos de lá mudaram os medicamentos dela e a deixaram no balão de oxigênio por três meses. Foi quando ela começou a apresentar melhora e a memória dela que já estava fraca, foi voltando ao normal e ela voltou a reconhecer a gente. Hoje em dia, graças a Deus, nem remédio de pressão ela toma mais. Foi por Deus isso, porque nem os médicos sabiam o que ela tinha”, contou.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destaca que a gestão tem buscado alternativas para garantir a imunização da população. Cita que a capital já aderiu a um consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que visa à aquisição direta de insumos e da vacina. “Trabalhamos todos os dias, 24 horas, para reduzir os impacatos dessa pandemia. Nosso esforço é para somar ao Governo Federal para ajudar na vacinação, na proteção de nossa população, contra esse vírus que tanta dor já causou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua com a vacinação do grupo de idosos que tem 80 anos ou mais. O polo de vacinação ficará aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h, atendendo sempre com agendamento marcado. Para evitar aglomerações e reordenar o fluxo de atendimento no local, a Pasta pede para que se atentem ao seu horário e dia marcado. Apenas para este sábado (20) o agendamento está fechado, pois serão vacinados os servidores das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual. A partir de segunda-feira (22) a vacinação será retomada normalmente para os idosos.