A obesidade é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo. Porém, opção por uma rotina alimentar saudável e a prática de exercícios físicos podem contribuir com a prevenção e o tratamento.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3,9% da população mato-grossense sofre com problemas cardíacos coronários. O percentual corresponde a aproximadamente 135 mil pessoas em todo o estado.
Diante dos dados, o deputado estadual Doutor Luis Amilton Gimenez (PV) apresentou a proposta de criação da campanha “setembro vermelho”, com o objetivo de alertar as pessoas para atitudes que podem prevenir a doença.
O projeto propõe que os governos estadual e municipal desenvolvam ações que incentivem mudanças de hábitos na população, como atividades físicas regulares, já que mais de 80% das incidências de doenças cardiovasculares podem ser evitadas.
“As doenças coronárias representam 31% das mortes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Anualmente, mais de 17 milhões de pessoas morrem. Infelizmente, o problema deixou de ser associado à meia-idade e vem afetando jovens entre 25 e 30 anos, ou seja, precisamos nos mobilizar”, justificou o deputado.
Em junho, Doutor Gimenez, de 68 anos, foi submetido a um procedimento cirúrgico no coração: um cateterismo cardíaco e uma angioplastia. Hoje, recuperado, ele quer alertar as pessoas para um problema que pode ser evitado.
O mês de setembro foi escolhido por concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento e também, porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração.