O primeiro dia da 7ª edição da Homenagem à Classe Gastronômica de Mato Grosso & Festival Gastronômico reuniu mais de cinco mil pessoas, nesta quarta-feira (21), na sede do Sesc Arsenal, em Cuiabá. O evento, que valoriza a força da culinária regional, contou com a presença dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD), Eduardo Botelho (União), Gilberto Cattani (PL) e Edcley Coelho (PSB) que entregaram honrarias a profissionais da gastronomia em reconhecimento ao trabalho e ao empreendedorismo no setor em Mato Grosso.

“Para mim é muito gratificante realizar este evento. Foi um sonho que Deus permitiu concretizar. Busquei o apoio do deputado Wilson Santos, que me consolidou como padrinho da gastronomia no Estado. Desde a primeira edição, ele tem nos apoiado e se colocado à disposição. Hoje, representamos mais de 95 mil profissionais da área em Mato Grosso. Nosso Estado vem se consolidando cada vez mais como referência na gastronomia nacional”, destacou o chef Fábio Cruz, presidente da Associação dos Profissionais de Cozinha (APC) e idealizador do evento.

Wilson Santos assume ser um apreciador da gastronomia regional e ressalta que realiza homenagens consecutivas há sete anos aos profissionais do setor – somando forças com a categoria e valorizando o trabalho realizado pelos profissionais. Ele destacou a importância da regulamentação da profissão, por meio do Projeto de Lei nº 1.020/2022, de autoria do senador Carlos Fávaro (PSD), apresentado por indicação de Fábio Cruz, que propõe a regulamentação das profissões de cozinheiro e gastrônomo no Brasil.

“Temos uma das mesas gastronômicas mais ricas e saborosas do país, mas essa categoria era, por muito tempo, pouco lembrada na cadeia produtiva do Estado. A Assembleia Legislativa tem reconhecido o trabalho de pessoas anônimas e conhecidas que se destacaram em 2024, gerando milhares de empregos em bares, hotéis, restaurantes, shoppings e diversos outros ambientes que fazem da nossa culinária uma das mais desejadas do Brasil”, afirmou Santos.

A empresária Sandra Mazieiro Cattani, da Queijaria Cattani, foi uma das homenageadas. Ela, que é esposa de Gilberto Cattani, destacou a trajetória da empresa, reconhecida nacional e internacionalmente. “O setor de queijos em Mato Grosso ainda é novo. Mesmo com a ausência da nossa filha Raquel Cattani, seguimos com o legado deixado por ela. Hoje, o mercado está mais viável, menos burocrático e agradeço ao deputado Wilson Santos pelo incentivo aos produtores. Gostaria de frisar que a nossa Raquel acendeu a chama e motivou quem estava desanimado no setor do queijo”, conta.

A especialista em azeite de oliva, Ana Beloto, de São Paulo, que faz parte da programação do evento, comenta que é primeira vez que visita Cuiabá e ficou encantada com a culinária mato-grossense. “Sou azeiteóloga há 25 anos e trabalho pela educação e valorização do bom azeite. Será um prazer, durante minha palestra, apresentar azeites brasileiros recém-extraídos e combiná-los com pratos regionais como o furrundú. Diferente do vinho, o azeite é melhor quanto mais novo. Prefira sempre azeites recém-produzidos, em vidro escuro e bem vedado. Estou muito agradecida pelo carinho e espero todos na palestra de sexta-feira”, pontuou a azeiteóloga.

Marcos Silva, proprietário do restaurante Mirante das Águas, ficou muito contente com a homenagem recebida pela Assembleia Legislativa. “É uma grande alegria cozinhar a tradicional comida cuiabana, com seus sabores únicos, temperos e peixes diferenciados. Recebo pessoas de todo o Brasil que vêm em busca do nosso peixe. Estamos há 14 anos em frente ao rio Cuiabá, oferecendo boa comida com uma vista privilegiada. Este evento valoriza a gastronomia, movimenta o turismo e aquece a economia. Entre os pratos mais tradicionais que servimos estão o pacú assado recheado, o cachara na brasa, o pintado e a banda de pacú no sal grosso”, diz o homenageado.

Já o empresário Robson Belém, sócio-proprietário do Instituto Gourmet de Tangará da Serra, destacou o impacto social da gastronomia. “Estamos há dois anos, em Tangará, com uma marca que tem 10 anos. Nosso foco é transformar vidas por meio da gastronomia, com pilares baseados no empreendedorismo, na empregabilidade e no hobby. É fundamental valorizar a gastronomia como faz o deputado Wilson Santos, pois isso resgata memórias, afetos e oportunidades. Nosso carro-chefe é a confeitaria e temos alcançado resultados significativos”, expressa o profissional que teve a empresa homenageada.

A programação segue nos dias 22 e 23 de maio com degustações, apresentações musicais e palestras de especialistas como o chef Reginaldo, com a palestra “Do Lixo ao Luxo”, e a azeitóloga Ana Beloto. O encerramento contará com o tradicional “Panelaço no Jardim”, que oferecerá gratuitamente o prato Maria Isabel a cerca de 800 pessoas, seguido por apresentação da CIA Sinfônica.