Os fãs se animaram: criaram cartaz, fizeram simulação no videogame. Os lutadores postaram vídeos treinando pesado. A imprensa, sobretudo a americana, já faz análises do embate. A cada dia, esquenta mais a possibilidade de Mike Tyson e Evander Holyfield se reencontrarem no ringue. E, neste sábado, em participação no podcast “The 3 Point Conversation”, com Chris Broussard e Rob Parker, Holyfield, de 57 anos, confirmou conversas com Mike Tyson, de 53, para o terceiro duelo entre os rivais.
– O pessoal dele está falando com o meu pessoal, e ainda não fechamos um acordo sólido, mas está indo por esse caminho. Se acontecer, então não tem problema. O negócio é o seguinte: ele estava fazendo algo, e eu estava fazendo algo. Quando eu falei disso para as pessoas, elas me viram treinando e meio que fizeram essa associação. É preciso que as pessoas se unam para fazer algo desse tipo. Mas o fato é que estou tranquilo se for acontecer algo assim – falou Holyfield, reforçando que a volta de Tyson e a própria não foram combinadas.
O confronto, que seria o terceiro duelo entre ambos. Iron Mike e Evander Holyfield se enfrentaram duas vezes, ambas com vitória deste último. O mais polêmico embate aconteceu em 1997, quando Tyson perdeu a luta por desclassificação ao arrancar um pedaço da orelha de Holyfield com uma mordida. No podcast, Chris Broussard pressionou o ex-pugilista sobre a terceira luta, e ele disse:
– Eu não ligo de fazer sparring com o Mike. É algo que já fizemos antes mesmo de irmos para o ringue. Fizemos sparring. Você coloca luvas mais finas e uma proteção na cabeça. É praticamente a mesma coisa (que uma luta). 2, 3 rounds? Não vejo problema – comentou.
A questão financeira, segundo Holyfield, não é determinante. Ou seja, ele não voltaria aos ringues para encarar Tyson pelo dinheiro:
– O ponto da volta – alguém criou esse nome – é que eu venho dizendo às pessoas que queria fazer exibições. Minha fundação, Holyfield Foundation, quer ajudar crianças. Eu queria voltar e mostrar para elas que, se você cuidar de seu corpo quando é jovem, se não tiver hábitos ruins, você não põe ele para baixo. Então, em uma idade avançada, você não precisa se preocupar que tipo de pessoa vai ser ou se alguém vai precisar te ajudar.
Aos 53 anos, Mike Tyson lutou pela última vez no dia 11 de junho de 2005. Na ocasião, ele perdeu por pontos para Kevin McBride. Foi a sexta derrota de Tyson na carreira. Ele venceu 50 lutas, sendo 44 por nocaute. Evander Holyfield, por sua vez, tem 57 anos e não luta desde 7 de maio de 2011, quando nocauteou o norueguês Brian Nielsen. Holyfield tem um cartel de 57 lutas, 10 derrotas e 44 vitórias, sendo 29 por nocaute.
(Globo Esporte)