O artista e pesquisador mato-grossense Henrique Maluf recebeu no Japão o título de Embaixador da Cultura Pantaneira. O título é o reconhecimento ao seu trabalho de difusão e valorização da música e dos saberes tradicionais do Pantanal mato-grossense.

A honraria foi entregue pelo cônsul geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, durante uma agenda cultural realizada no país asiático no mês de abril deste ano.

A viagem, que teve como eixo central a cultura pantaneira, incluiu apresentações musicais, painéis culturais e encontros com autoridades japonesas, como prefeitos, vereadores e representantes institucionais.

“Receber esse título é mais que um reconhecimento, é um combustível para continuar essa missão de manutenção, renovação e perpetuação da cultura pantaneira – seja aqui, ali ou acolá”, afirmou o artista.

Henrique também fez questão de agradecer a todas as pessoas que tornaram possível essa jornada: “Muita gente incrível cruzou meu caminho e contribuiu para que essa experiência acontecesse da forma que foi. Meu muito obrigado. E seguimos prontos para a próxima”.

Governo de Mato Grosso – Para falar sobre o reconhecimento internacional, nesta segunda-feira (26/05), Henrique Maluf esteve com o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Secel-MT), Davi Moura, que agradeceu ao arista por levar Mato Grosso tão longe.

“É um orgulho para gente aqui do Governo de Mato Grosso. O Henrique rompeu fronteiras ao se apresentar no Japão e eu mesmo recebi mensagens de pessoas de lá agradecendo por Mato Grosso chegar no país por meio da música. Continue fazendo esse trabalho, Henrique, e conte sempre com o apoio do Governo do Estado”.

Fronteira Pantaneira – A tour Fronteira Pantaneira tem como objetivo levar a música do artista mato-grossense Henrique Maluf a um público mais amplo e também internacional. No repertório, Maluf apresenta principalmente seu álbum “1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense”, que conta com músicas próprias e também clássicos do gênero conhecido também como rasqueado de fronteira.

Além do CD, Maluf lançou neste ano o DVD “Fronteira Sinfônica”, uma parceria com a Orquestra CirandaMundo e que contou com as canções do álbum.

A tour Fronteira Pantaneira já esteve em Cuiabá, La Paz (Bolívia) e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e, agora, Japão.

Japão – A tour musical no país asiático foi uma realização do Instituto Realize e contou com o apoio institucional do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Secel-MT), Consultado de Hamamatsu e Conselho Cidadão de Hamamatsu. O apoio cultural foi da TM Promotion Japan, e do Grupo Juba.